Em Cabocla, novela em reprise na Globo, Tobias (Malvino Salvador) não perdoará Desidério por ter tirado a vida de Tomé (Eriberto Leão). Consumido pelo desejo de vingança, o peão decidirá acabar com o capanga. No entanto, no meio do caminho, o espírito de Tomé aparecerá para impedir o amigo de cometer o crime.
A princípio, Neco tentará aconselhar Tobias a mudar de ideia e deixar que a polícia cuide de Desidério. No entanto, tomado pelo ódio, o personagem de Malvino Salvador afirmará que irá atrás do bandido para se vingar. “O delegado vai acabar lhe prendendo”, alertará o filho de Justino (Mauro Mendonça). “Vai nada. Sabe por quê? Porque antes de eu acabar com a raça daquele infeliz, eu vou fazer ele confessar quem foi o mandante da tocaia contra você e da surra que deram no meu pai”, retrucará Tobias.
Neco continuará insistindo para que Tobias não procure encrenca: “Deixe o delegado cuidar disso dentro da lei”. “Nada disso, Neco. Vou resolver as coisas do meu jeito”, retrucará Tobias, montando em seu cavalo. “Espere, Tobias! Você vai se meter em encrenca”, gritará Neco, desesperado.
Logo em seguida, Tobias partirá em direção à delegacia, decidido a cumprir sua vingança. No entanto, no meio do caminho, Tomé aparecerá em forma de espírito e começará a falar: “Ô, Tobias, você vai fazer bobagem”. O peão estranhará a voz, mas, inicialmente, não compreenderá de onde vem. Em seguida, ele descerá do cavalo e continuará ouvindo: “Vai fazer bobagem”, repetirá o morto, que se aproximará lentamente do amigo e tocará em seu peito. “Segue o teu caminho em paz. E me deixa seguir o meu. Eu lhe peço. Esquece isso“, concluirá Tomé, deixando Tobias completamente paralisado.