Desconfiado de que Boanerges (Tony Ramos) é o verdadeiro mandante da tocaia contra Neco (Danton Mello) e Tobias (Malvino Salvador), Tomé (Eriberto Leão) decidirá pedir demissão ao coronel do trabalho que realiza na fazenda dele na Edição Especial de Cabocla. Diante disso, o personagem de Eriberto Leão passará a enxergar o patrão totalmente com outra forma.
Na ocasião, o trabalhador não esconderá o seu incômodo diante do fato de estar trabalhando para aquele que, muito provavelmente, atentou contra a vida de seus dois melhores amigos. Sem saída, não restará outra alternativa a não ser a de pedir as contas e arranjar um outro emprego para sobreviver. Em contrapartida, o marido de Emerenciana (Patrícia Pillar) ficará ainda mais acuado diante da situação.
Só para se ter uma ideia, o personagem de Tony Ramos perderá aliados políticos o tempo todo, além de pessoas de sua total confiança. Tobias, por exemplo, será um deles. Considerado braço-direito do rival de Justino (Mauro Mendonça), o personagem de Malvino Salvador vai ignorá-lo sem dó e piedade, enquanto Tomé se mandará sem dar nenhum tipo de explicação.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.