Em Família é Tudo, Vênus (Nathalia Dill) finalmente vai descobrir que Tom (Renato Góes) está com uma doença grave e que foi isso que levou ele a decidir terminar com ela, mas essa revelação acontecerá justamente quando o mocinho estiver entre à vida e a morte, quando seu aneurisma acaba se rompendo.
Tudo começa quando Tom salva a vida de Vênus e Léo (Paulo Lessa) durante um incêndio provocado por Brenda (Alexandra Ritcher) em um chalé, mas seu aneurisma acaba se rompendo e ele precisa ser submetido a uma cirurgia de risco. Angustiada, Vênus insiste em permanecer no hospital.
Maya (Sabrina Petraglia), que estará no hospital junto com ela, sugere que a jovem volte para casa e descanse, considerando o trauma recente que ela passou. No entanto, Vênus fica determinada a ficar, embora lembre que não tem mais nenhum vínculo formal com Tom.
É nesse momento que Maya decide abrir o jogo sobre o verdadeiro motivo pelo qual Tom terminou o noivado com ela. “Não é a mim que o Tom realmente gostaria de ver… É você!”, revela Maya, causando surpresa em Vênus, que até então acreditava que o rompimento havia sido definitivo e que Tom já estava em um novo relacionamento com ela.
Maya insiste que Tom ainda ama Vênus, e que o término do relacionamento foi, na verdade, um ato de proteção. Ele havia descoberto sobre a gravidade da sua doença e decidiu se afastar para poupar a mocinha de um sofrimento no futuro. “E ele sabia que, se te contasse, cê ia querer ficar do lado dele… cuidando de um homem cheio de sequelas caso ele sobreviva à cirurgia”, explica Maya, deixando Vênus em choque.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Família é Tudo
“Não, não pode ser, o Tom não podia ter feito isso!”, reagirá ela. “Ele tinha que ter me contado, Maya! Tinha que ter deixado eu fazer a minha escolha!”, desabafa a mocinha. Maya, no entanto, explica que Tom também não havia lhe contado sobre a doença, e que ela precisou descobrir tudo por conta próprio.
Em meio a isso, ela admite que se apaixonou por Tom, mas ele nunca deixou de amar Vênus. “Mas me afastar no momento que ele mais precisava de mim! Não consigo aceitar!”, insistirá Vênus, ainda abalada, mas Maya ressalta que o publicitário ficou atordoado com o resultado do seu diagnóstico, e que não é o momento mais adequado para criticá-lo pelo que fez.