Na reta final de Cabocla, atualmente reprisada na faixa Edição Especial da Globo, o público será surpreendido com algumas reconciliações inesperadas. Uma delas acontecerá entre Justino (Mauro Mendonça) e Tobias (Malvino Salvador), dois personagens com temperamentos fortes que, depois de vários desentendimentos, acabam se tornando amigos. Essa reviravolta traz grande alegria para Mariquinha (Carolina Kasting), que a essa altura, já terá engatado um romance com o peão.
Tudo muda quando o capitão Macário (Oscar Magrini) revela, diante de todos, que foi ele o responsável pela surra dada em Felício (Sebastião Vasconcelos), e não Justino, como Tobias acreditava. A confissão faz com que Tobias perceba que acusou injustamente seu sogro, e ele se sente culpado por ter desconfiado dele. Envergonhado, o peão decide ir até a fazenda de Justino para pedir desculpas.
Mesmo surpreso com a visita do genro, Justino o recebe com serenidade. Tobias, em um gesto de humildade, pede desculpas pela acusação errada e explica os sentimentos que o levaram a agir assim, ao ver o pai em um estado tão debilitado. Justino, por sua vez, compreende a dor de Tobias e, com um gesto de perdão, aceita suas desculpas.
A reconciliação ganha um tom ainda mais emocionante quando Tobias, aproveitando a presença de Mariquinha, pede permissão a Justino para levar a filha de volta ao sítio. A cena é carregada de emoção, com pai e filha aceitando o pedido de Tobias, e o casal parte sob a bênção do coronel.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.
Não vi essa novela em 2004 mas ora o faço na Globo play. O elenco muito afinado com atores estelares como Tony Ramos, Patrícia Pilar, Jussara Freire, Otávio Augusto, Vera Holtz, Reginaldo Farias, Oscar Magrini, Mauro Mendonça, a Belinha, o Neco, a Mariquinha, a Maria Flor, os saudosos John Herbert, Sebastião Vasconcellos e Umberto Magnani, Cosme dos Santos, outro veterano, Maivino Salvador, a Aisha … , uma revelação e, por fim, a Vanessa Giácomo, a Zulmira ou Zuca, que com seu talento, doçura e beleza, encantou a todos. Com aquela “belezura e faceirice” até eu encararia a truculência do Tobias, aliás, o apelido de Zuca, com aquele rostinho lindo, caiu como uma pluma.