Na reta final de Cabocla, atualmente em reprise na Edição Especial da Globo, Tobias (Malvino Salvador) vai enfrentar mais desafios. Depois de superar a perda de Zuca (Vanessa Giácomo) para Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) e lidar com o luto pela morte de Tomé (Eriberto Leão), o peão acabará sendo preso, passando a ser visto como um criminoso pela justiça.
Tobias até consegue escapar de uma condenação pela morte do homem que armou uma tocaia contra Neco (Danton Mello), já que ficou claro que ele agiu em legítima defesa. Mas a situação complica quando ele atira em Macário (Oscar Magrini), que será dado como morto. Isso leva o juiz a ordenar sua prisão imediata, e Tobias acaba indo parar atrás das grades.
Enquanto Mariquinha (Carolina Kasting) fica desesperada com a situação, preocupada com o futuro do seu relacionamento com o peão, a prisão de Tobias tem um efeito inesperado: une Justino (Mauro Mendonça) e Boanerges (Tony Ramos). Rivais de longa data, os dois deixam as diferenças de lado por um momento para tentar libertar Tobias, mas isso acaba dando início a um acordo de paz entre as duas famílias.
Na cadeia, Tobias enfrentará outra prova de fogo. Ele será colocado na mesma cela que Desidério (Paulo Vespúcio), o homem que agrediu brutalmente seu pai, Felício (Sebastião Vasconcelos), a mando de Macário.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.