Em Cabocla, Tobias (Malvino Salvador), já cansado de ser enganado e desconfiado de Zuca (Vanessa Giácomo), pressionará Tina (Maria Flor) para descobrir quem é o outro homem que está envolvido com sua noiva. Relutante, mas sem esconder a verdade, Tina revelará que é Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Diante da revelação, o peão se sentirá traído. “Eu disse que era tão grato, que era capaz de dar minha vida por ele! E ele me arrancou o coração do peito!”, dirá Tobias antes de sair em busca de vingança. Assim, o peão seguirá para encontrar Luís na fazenda, decidido a resolver a situação de uma vez.
O confronto entre os dois, no entanto, ocorrerá longe de qualquer testemunha, em um local isolado. Tomé (Eriberto Leão) até tentará seguir os dois, mas logo os perderá de vista. Boanerges (Tony Ramos) também sairá à procura do seu primo, temendo o pior, mas sem sucesso.
Quando finalmente se encontram, Luís logo entende que Tobias quer respostas e, possivelmente, a sua cabeça. Furioso, o peão exige uma explicação para a traição. “Por muito menos, doutor, eu joguei homem na rua pelos fundilhos das calças! E saí no facão com sujeito só porque ele disse umas bobagens pra ela!”. “Eu não procurei isso, Tobias! Eu juro que não queria acabar com o noivado de vocês!”, tenta se justificar o mocinho, mas Tobias, impaciente, desafia o advogado a falar com firmeza.
Diante da ameaça de morte, Luís decide não fugir mais da verdade e confessa seus sentimentos: “Se você quer saber a verdade, Tobias, eu gosto da Zuca! Eu gosto dela, de verdade!”. A confissão é o estopim para Tobias, que imediatamente coloca a mão na arma, pronto para agir.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Tobias é lembrado da dívida de gratidão que tem com Luís por ter ajudado sua família a manter o sítio. Mesmo assim, a dor da traição fala mais alto. “Eu teria feito o mesmo por qualquer um! Eu não quero que você se apegue a isso pra justificar o mal que eu lhe fiz!”, falará o mocinho.
Preparado para morrer, Luís desafia Tobias a apertar o gatilho e acabar com tudo. Tobias, com a arma em mãos, engatilha e atira. No entanto, o tiro é disparado para o alto, revelando que o peão não teve coragem de matar o rival. Luís ainda tenta entender a situação, afirmando que o confronto entre eles não pode terminar daquela forma, mas Tobias grita para que o doutor vá embora de uma vez, antes que ele mude de ideia.