Em Cabocla, Mariquinha (Carolina Kasting) enfrenta uma dura realidade depois de decidir se casar com Tobias (Malvino Salvador), mesmo contra os conselhos de todos. Ela sonha com um futuro feliz ao lado do peão, mas logo percebe que a vida de casada é bem diferente do que imaginava.
Tobias, ainda preso ao seu passado com Zuca (Vanessa Giácomo) e abalado pela morte de Tomé (Eriberto Leão), vive em um mar de amargura. Isso afeta diretamente seu relacionamento com a esposa, tornando a vida dela um verdadeiro tormento.
A situação piora quando Tobias começa a afundar na bebida, o que aumenta ainda mais as discussões e o desprezo por Mariquinha. Em uma conversa com Tina (Maria Flor), ele deixa claro o desprezo pelo casamento, sem perceber que a esposa está ouvindo tudo.
“Eu estraguei a minha vida quando me casei cum ela! Num fosse ela, eu hoje pudia tá junto da Zuca!”, desabafa ele. Tina tenta alertá-lo, mas Tobias responde com frieza: “É só o que eu tô querendo! Que ela vá embora!”.
Essas palavras duras são a gota d’água para Mariquinha. Cansada das humilhações e da falta de amor, ela decide deixar o sítio, mesmo sem saber para onde ir. Após ser expulsa de casa por Justino (Mauro Mendonça), a professora tem dificuldades para encontrar um lugar para ficar, mas com a ajuda de Pepa (Elena Toledo) e Neco (Danton Mello), ela consegue retornar à fazenda. Porém, o acolhimento não será nada agradável.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Mariquinha se torna motivo de vergonha para Justino, pois, na época, mulheres separadas eram malvistas por todos. O coronel não sabe como lidar com a situação e trata a filha com desdém, insistindo que ele já havia avisado que aquele casamento não daria certo.