Em Tieta, Perpétua (Joana Fomm) revelará sua verdadeira face ao surpreender Tieta (Betty Faria). Disposta a colocar as mãos na fortuna da irmã, a vilã será capaz de “vender” até mesmo Ricardo (Cássio Gabus Mendes), seu próprio filho, exigindo, em troca, que o jovem e a protagonista se casem em comunhão de bens. “Tu só pensa em dinheiro”, gritará Tieta, furiosa.
A princípio, Perpétua tentará humilhar Tieta, recriminando a relação de proximidade entre ela e Ricardo, chegando a insinuar que há algo incestuoso entre os dois, já que Tieta é tia de Ricardo. “Vai ver que começou tudo no meu quarto, você se aproveitou de minha inocência”, dirá Perpétua. Tieta, porém, rebaterá a megera: “Não vem se fazer de inocente dizendo que não sabia, que tu sabia de tudo fazia muito tempo”.
Perpétua continuará se fazendo de vítima na história: “Eu te recebi na minha casa porque achei que você tinha mudado. Mas você não mudou nada, continua a mesma depravada de antes. Você destruiu a vida do meu filho, que ia ser padre, e agora está excomungado! E está dizendo que eu sabia de tudo?”, dirá, deixando Tieta profundamente revoltada.
Em seguida, Tieta, segura de si, não aceitará a acusação e desmascarará as reais intenções de Perpétua: “Tu jogou o Ricardo pra cima de mim. Quando eu quis ir embora antes do tempo, justamente por causa disso, tu mandou o menino lá em Mangue Seco atrás de mim. Tu empurrou o filho em cima da tia, tudo por causa do meu dinheiro! E agora vem com essa história de casamento em comunhão de bens, tudo por causa da minha grana”, lamentará.
Perpétua continuará confrontando Tieta, dizendo que ela terá que pagar caro pelas perdas e danos causados ao prejuízo moral na vida de Ricardo. Aos prantos, Tieta se cansará e responderá: “É dinheiro que tu quer? Eu dou. Eu pago essas perdas e danos, esse prejuízo moral. Faço isso agora, sem pestanejar”. Em seguida, a protagonista pegará uma mala cheia de dinheiro e atirará as sédulas na cara da irmã com força total.
Gananciosa, Perpétua, ainda irônica, dirá que quer mais: “Eu quero é tudo! Você vai ter que adotar os meus dois filhos”. Tieta, surpresa e desconfiada, perguntará: “Tu quer que teus filhos se tornem meus herdeiros? Não se importa que eu vire mãe daquele que é meu homem?”, indagará, com lágrimas nos olhos.