Em Tieta, Ascânio (Reginaldo Faria) receberá a carta do amante de Helena (Françoise Forton) e descobrirá que o homem não quis mais nada com a dondoca, compreendendo, assim, o verdadeiro motivo do retorno de Helena a Santana do Agreste. Revoltado, Ascânio humilhará Helena, pegará sua mala e a expulsará de sua casa sem piedade.
A princípio, Carmosina (Arlete Salles) procurará Ascânio para entregar-lhe a carta, mas ele ficará em dúvida sobre ler ou não. O problema é que Helena exigirá que o amado não a leia, gerando uma confusão. Ao perceber a atitude suspeita da ruiva, Ascânio abrirá a carta e ficará em choque ao descobrir a farsa da dondoca.
Em seguida, Ascânio confrontará Helena e lhe dará meia hora para sair de sua casa. “O cafajeste do seu amante lhe deu um chute no traseiro… Mesmo antes de você ir embora, ele já não queria mais nada com você”, dirá ele. Depois, Ascânio abrirá a carta e lerá uma parte do conteúdo escrito pelo rival: “Devia ter lhe dito antes, Helena, vou me casar na próxima semana. Quanto à sua gravidez…”, lerá Ascânio, sem completar o restante da frase. “Como é que pode, Helena? Foi por isso que você veio para cá?”, concluirá o personagem.
Helena ainda tentará se explicar, mas Ascânio estará firme em sua decisão, mandando ela embora. “Não sei onde estava com a cabeça para deixar me enganar outra vez. Vá arrumar suas coisas, seu tempo está se esgotando, Helena”, gritará ele, deixando a vilã desamparada.