Se engana quem pensa que Tertulinho (Renato Góes) vai deixar de infernizar a vida de Candoca (Isadora Cruz) e José Mendes (Sérgio Guizé) em Mar do Sertão. Após ser confrontado novamente pela ex, o vilão vai revidar da pior forma: tentando tirar Manduca (Enzo Diniz) da mãe.
A médica vai até a fazenda do coronel Tertúlio (José de Abreu) para armar o maior escândalo, cobrando toda a família pelo uso de agrotóxicos nas plantações, que chegou a causar uma grande intoxicação em Cirino (Théo Matos). Lá, ela dará de cara com Tertulinho e jogará várias verdades na cara do ex, que dará um verdadeiro chilique, provocando um bate-boca entre os dois.
A confusão chegará a atingir Deodora (Deborah Bloch), que vai ficar furiosa com o berreiro e as acusações feitas por Candoca. No fim das contas, após tamanha confusão, a médica acabará sendo expulsa da fazenda por Tertulinho, e ficará tensa com as ameaças do vilão, especialmente em relação ao filho.
Tertulinho pede a guarda de Manduca e deixa José revoltado
Acontece que no passado, Candoca, acreditando que José estava morto, permitiu que Tertulinho registrasse Manduca como filho dele, e assim, o vilão se tornou legalmente o pai do garoto, podendo reivindicar a sua guarda a qualquer momento. E é exatamente isso que acontece.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
O crápula vai procurar Candoca e revelar que decidiu pedir a guarda de Manduca. A mocinha tentará demover o ex da decisão, afirmando que o filho deve ser cuidado pela mãe, mas ele afirmará já ter tomado a decisão, deixando a médica tensa, a final, ela não havia contado nada para José.
Mais tarde, no entanto, Candoca decidirá conversar com o amado e revelará toda a verdade a ele. Candoca explicará por que tomou essa decisão no passado, pensando no futuro do garoto. José ficará inconformado com a situação e chegará a discutir com ela. Depois, porém, o casal chegará a fazer às pazes, e o protagonista prometerá reverter essa situação na justiça.