Tertulinho (Renato Góes) acabará se mostrando sensibilizado com o estado crítico de Tertúlio (José de Abreu), que terá sido baleado por Vespertino (Thardelly Lima) de forma acidental, fato este que o deixará entre a vida e a morte em Mar do Sertão. Diante disso, o advogado cairá no choro e ainda prometerá encontrar os verdadeiros culpados pelo atentado na trama de Mario Teixeira.
Tudo acontecerá quando Pajeú (Caio Blat) invadir a casa do coronel para matá-lo, com o objetivo de se vingar pelo fato de o veterano ter adoecido seu filho por conta do uso irregular de agrotóxicos em suas terras. Contudo, para defender o velho, Vespertino tentará tomar a arma do pai de Cirino (Théo Matos), mas acabará acertando em cheio o marido de Deodora (Debora Bloch), que irá parar no hospital e passar por uma cirurgia de emergência.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Lá, Candoca (Isadora Cruz) é quem vai operar o ex-sogro e, assim, salvá-lo da morte, embora comunique a família dele de que o estado do homem é bastante grave. Isso, no entanto, levará Tertulinho às lágrimas, em razão de se deparar com o pai desacordado, sendo imediatamente consolado pela mãe, a qual ficará responsável por assumir os negócios da família enquanto o companheiro estiver ausente.
Nessa hora, o personagem de Renato Góes chegará a se indignar com o ocorrido e também prometer achar o autor desse crime. Enquanto isso, o agiota fugirá para não ser pego, mas o vilão logo logo ficará sabendo quem está por trás disso tudo e, dessa forma, mandará os peões da fazenda saírem em busca do malandro e o capturarem.