Em Mar do Sertão, quando muita gente imagina que Tertulinho (Renato Góes) finalmente tomará jeito e não será mais capaz de cometer alguma maldade para prejudicar alguém, o vilão volta a aprontar.
Recentemente, para tentar promover uma reconciliação com José (Sérgio Guizé), Xaviera (Giovana Cordeiro) teve a ideia de trancar o vilão com seu meio-irmão em um quarto e tirá-los de lá apenas depois de se entenderem.
Sem muita opção, José tomou a iniciativa e fez uma proposta ao rival. “Antes, que fique bem claro, isso aqui, eu e você, é só uma trégua provisória. Jamais vou gostar de ti, Tertulinho”, disse ele. O vilão concordou com a proposta, mesmo deixando claro que também nunca será capaz de gostar dele. A ideia era que eles dessem essa trégua apenas para tranquilizar o coronel Tertúlio (José de Abreu), que vem sofrendo com as constantes brigas entre os dois.
Tertulinho tenta tomar as terras de José
Essa trégua, no entanto, promete durar pouco, pois além de passar a perna no próprio pai, tentando interditá-lo na justiça para assumir o controle dos seus negócios, Tertulinho será capaz de armar um plano para tomar as terras de José, que foram doadas pelo próprio Tertúlio.
O vilão chega a procurar Márcio (Gabriel Godoy) e conversa com o advogado sobre a possibilidade de tirar as terras do Cadete do meio-irmão. Márcio conta que antes precisa analisar melhor as possibilidades, uma vez que as terras foram passadas pelo coronel antes da sua interdição, mas acredita que pode haver sim alguma brecha nisso.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Xaviera acaba ouvindo a conversa dos dois e ficará possessa com o vilão, lhe dando uma bronca severa por isso. Essa tramoia de Tertulinho, aliás, já faz com que a bonitona repense a sua relação com ele, pois acreditava que ele realmente poderia mudar.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.