
Em Terra Nostra, desde que Juliana (Ana Paula Arósio) decidiu fugir com Matheo (Thiago Lacerda), o pequeno Francesquinho ficou praticamente desassistido. Felizmente, Mariana (Tânia Bondezan) tem assumido os cuidados da criança da melhor forma possível, conciliando a responsabilidade com as tarefas domésticas na casa de Francesco (Raul Cortez).
A consequência do abandono de Juliana, naturalmente, fará com que Francesquinho comece a esquecê-la. À medida que o menino cresce, o vínculo com Mariana se fortalece, tornando-a cada vez mais presente e essencial em sua rotina.
Na reta final da novela, Mariana deixará Francesquinho na Santa Casa, onde ele passará a ser cuidado pelas freiras. Algum tempo depois, a personagem de Tânia Bondezan pedirá demissão do cargo de governanta na casa de Maria do Socorro (Débora Duarte), após receber uma proposta para trabalhar no orfanato. Sem hesitar, aceitará o novo emprego, garantindo que possa permanecer próxima de Francesquinho.
No último capítulo, Juliana tentará ver Francesquinho no orfanato, mas Mariana pedirá que ela não leve o menino. “Eu só queria ver ele”, dirá a mocinha — porém tarde demais. Em seguida, Francesquinho surpreenderá ao abraçar Mariana em vez de Juliana e, para completar, chamará a ex-governanta de “mamãe”.
Veja também: Resumo dos próximos capítulos de Terra Nostra
Mariana, com Francesquinho em seu colo, dirá à protagonista que o garotinho não a reconheceu. Apesar da situação, Juliana se mostrará conformada: “É justo que ele não me reconheça, eu mereço isso… é lindo”, dirá, emocionada ao admirar a criança. O menino voltará a brincar com os amiguinhos, enquanto Juliana se retirará, resignada.





