Em Terra e Paixão, Jonatas (Paulo Lessa) levou um tiro no lugar de Aline (Barbara Reis) e ficou paraplégico. O rapaz ficou completamente chocado com a situação e caiu no choro. Até Agatha (Eliane Giardini) se aproveitou da tragédia para fazer a “mamãe arrependida” na frente de Antônio (Tony Ramos) — a quem até ameaçou de morte.
Na época que levou um tiro, o médico que operou Jonatas revelou que houve um problema na medula espinhal do rapaz.”Seu quadro era bem delicado quando você chegou ao hospital. A cirurgia foi um sucesso, mas houve um grave dano à medula espinhal. E isso pode ter consequências na sua mobilidade”, disse.
O médico, contudo, disse para Jonatas fazer muita fisioterapia para ajuda-lo no tratamento. “Você vai ter que seguir um longo tratamento. Mas só com o tempo vai ser possível saber o resultado”. O rapaz, com ajuda de Graça (Agatha Moreira), passou um tempo para aceitar a sua nova condição.
Na reta final de Terra e Paixão, no entanto, uma grande reviravolta acontecerá na vida de Jonatas. Isso porque o personagem aceitará se submeter a uma cirurgia para voltar a andar. Graça ficará nervosa, pois temerá perder o grande amor da sua vida nessa operação decisiva.
Apesar do risco, a cirurgia de Jonatas será um sucesso. O médico avisará que, dentro de algum tempo, o rapaz conseguirá voltar a caminhar. Para isso, o homem terá que continuar fazendo muita fisioterapia. Graça ficará aliviada e chocará de emoção.
A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.