Em Terra e Paixão, Aline (Barbara Reis) enfrenta uma série de acontecimentos que viram sua vida de cabeça para baixo. Enquanto Jonatas (Paulo Lessa) se recupera após ser atingido por um tiro, salvando a vida da mocinha, ela decide ajudar Gentil (Flavio Bauraqui) e Caio (Cauã Reymond) com as terras.
Porém, a professora começa a sentir tonturas enquanto está em cima de um trator. Caio percebe a situação e age rapidamente para evitar um acidente. Ele consegue parar o trator e socorrer Aline, que estava quase desmaiando devido a um mal-estar. Preocupado com a situação, Caio se oferece para levá-la ao hospital, mas ela alega que foi apenas uma queda de pressão devido ao tempo no sol.
Aline agradece a Caio por tê-la salvado, reconhecendo o gesto carinhoso do rapaz. No entanto, ela tem outra tontura durante o almoço e é convencida por Lucinda (Débora Falabela) a ir até o hospital.
Aline fica em choque com a notícia
A médica faz alguns exames e, para surpresa de Aline, revela que ela está grávida. A notícia a deixa a professora em choque, pois acreditava que estava protegida contra uma gravidez. A doutora esclarece que os contraceptivos não são 100% eficazes e prescreve algumas vitaminas.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Aline sai do consultório em choque, acompanhada por Lucinda, e chora no carro. Ela está arrasada não por estar grávida, mas pelo momento tumultuado de sua vida e pela separação de Caio. Ela teme o envolvimento de Antônio nessa história. “O amor que eu sinto pelo Caio é muito forte. Mas o pai do Caio é um monstro. E eu tô no meio de uma guerra com ele”, explicará ela.
Lucinda encoraja a amiga, dizendo que o bebê pode ser um ponto de virada na guerra que estão enfrentando. Aline concorda, mas ainda fica confusa e receosa. Ela decide que, por enquanto, não deseja que Caio saiba da gravidez e muito menos que Antônio descubra que seu neto foi gerado pela mulher que ele tanto odeia.