Em Nos Tempos do Imperador, Teresa (Letícia Sabatella) não deixará que Tonico (Alexandre Nero) acabe com a reputação de sua família após o vilão descobrir sobre as cartas de amor de Pedro (Selton Melo) e Luísa (Mariana Ximenes).
A princípio, Tonico invadirá a Quinta da Boa Vista com as cartas de amor que Pedro enviou à Condessa da Barral – as quais roubou do gabinete da loira. Esperto, o político exigirá um cargo de senador e o fim das investigações contra ele para não divulgar tudo em seu jornal.
Apesar do receio de ser descoberto, Dom Pedro II não cederá às chantagens de Tonico, deixando-o furioso. Contudo, Teresa, temendo que o nome de sua família fique sujo, decidirá acabar com Tonico. Isso porque ela contratará um homem para colocar fogo na redação do jornal O Berro e, assim, queimar tudo.
Veja também: Resumo da novela Nos Tempos do Imperador
O capanga, claro, cumprirá a missão e o fogo não só destruirá as cartas, mas também a estrutura usada por Tonico para produzir diariamente a publicação. O pilantra, ao tomar conhecimento da tragédia, ficará revoltado e procurará o culpado.
Veja também: Samuel tem reencontro triunfal com Salustiano e descobre se será inocentado pela morte de Ambrósio
Logo na sequência, Tonico ordenará que Borges (Daniel Dal Farra) descubra o culpado. Mas, o delegado dirá que foi um incêndio acidental. Quando o homem sai, o político verá um camafeu no chão e terá certeza de que a joia é de Luísa.
TERESA ASSUME CULPA
Assim, ele invadirá a casa da Condessa para ameaçá-la. Ela negará que a peça seja dela e a arrancará das mãos do malvado. Dominique (Guilherme Cabral) presenciará tudo e expulsará Tonico de sua casa com chutes e pesadas. Em uma cena seguinte, Luísa irá até a Quinta procurar por Dom Pedro II e mostrará o camafeu para o imperador.
O monarca perceberá que a joia não é estranha. Nesse momento, Teresa invadirá o escritório assumirá que a joia é sua e confessará que foi a responsável por incendiar o jornal. Os amantes, então, ficarão em choque. Nisso, a imperatriz dirá que fez tudo para manter o segredo em sigilo e para proteger a sua família e o Império.