Com um passado bastante conturbado em Mar do Sertão, Xaviera (Giovana Cordeiro) mostrou estar disposta a dar a volta por cima e não repetir os mesmos erros de antes, mas acabará sofrendo uma espécie de “castigo” para pagar pelo que fez, com uma onda de infortúnios que vai assolar a sua vida nos próximos capítulos da novela.
Tudo começará quando a jovem, mesmo estando próxima de José Mendes (Sérgio Guizé), acabará sendo demitida por Laura (Eli Ferreira) da JM Sabbah, e sem dinheiro, perderá a casa e terá de ir morar na rua.
Assim, Xaviera passará um tempo vagando pelas ruas de Canta Pedra pedindo ajuda. A jovem até recebe o valor da sua rescisão e decide ir embora da cidade, mas antes disso, conhecerá uma família de retirantes e terá um gesto nobre, doando aos necessitados tudo o que recebeu.
Isso, no entanto, fará a bonitona voltar à estaca zero, e sem alternativas, ela implorará por um emprego de faxineira na pousada de Quintilha (Ju Colombo), em troca de uma merreca e um local para dormir.
Xaviera prova lealdade a José Mendes e salva o ex-patrão
Nesse período em que estará trabalhando na pousada, Xaviera será tentada por Vanclei (Marcelo Mello Jr.), que chantageará a bonitona, prometendo ajudá-la, desde que ela tope se unir a ele em um golpe para ficar com a fortuna de José.
A jovem, no entanto, mostrará que está realmente disposta a mudar e vai provar lealdade ao ex-patrão. Nos próximos capítulos, ela irá se deparar com Fubá Mimoso (Marco França), um jagunço contratado por Tertulinho (Renato Góes) para matar José. Ao descobrir esse plano, ela fará uma grande encenação com a ajuda de Timbó (Enrique Diaz) para comover o bandido.
Veja também: Candoca e Zé Paulino têm noite de amor e segredo íntimo é exposto: “Eu tinha medo”
E a estratégia surtirá efeito. A jovem, usando todo o seu talento como atriz, não só fará o jagunço desistir do seu plano de matar José, como ainda o fará se arrepender dos crimes que já cometeu e se entregar ao delegado.
Vale destacar que Mar do Sertão é uma obra de Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman.