Em Pantanal, Tenório (Murilo Benício) vai virar o diabo e decidir fazer um grande derramamento de sangue. Na lista do fazendeiro vão estar Zé Leôncio (Marcos Palmeira), Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto), José Lucas (Irandhir Santos), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré). Para isso, ele vai contratar um jagunço e não descansará até cumprir por completo sua vingança.
Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, Tenório terá algumas decepções que o farão ficar com sangue nos olhos. Primeiro, ele descobrirá a traição de sua mulher Maria Bruaca com Alcides, seu capataz. Segundo, Zé Leôncio vai convencer Maria a buscar seus direitos na justiça e ficar com parte das terras do marido. Isso vai encher o coração de Tenório de ódio e o fará buscar vingança a qualquer custo.
Perigoso, ele contratará o jagunço Teodoro para cumprir a missão de acabar com a vida de Maria, Alcides, José Leôncio e seus três filhos. A primeira vítima será Zé Lucas, filho mais velho de Zé Leôncio, fruto do relacionamento que o peão teve com uma prostituta no início da trama, com quem teve sua “primeira vez”. Apesar de muito ferido, o rapaz receberá os cuidados do Velho do Rio (Osmar Prado) e conseguirá escapar com vida.
Em seguida, o próprio Tenório atentará contra a vida de Alcides. Na ocasião, ele castrará o ex funcionário, mas o deixará vivo. No entanto, Tenório não terá tempo de cumprir o restante de sua vingança, pois morrerá antes. O fazendeiro terá uma morte angustiante após Alcides atravessar uma zagaia (espécie de lança) em seu corpo e jogá-lo no rio para as piranhas comerem.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida na extinta Rede Manchete. Em 2022, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.