Em Além da Ilusão, Tenório (Jayme Matarazzo) acabará sendo preso após produzir cartazes contra o governo. Por outro lado, o ex-padre receberá a visita de Lisiê (Ângela Vieira), que chegará na cidade para conhecer a pretendente do filho.
A princípio, Lisiê vai confrontar Tenório pelo motivo da prisão. “Preso por causa de um texto a favor da liberdade. Jesus ensinou o amor ao próximo, a justiça, mas quando o homem quer, usa as próprias palavras contra ele. Esse governo autoritário quer colocar os justos atrás das grades feito bicho! Diacho!”, dirá o rapaz, que pedirá dinheiro para sair dali.
Em seguida, Lisiê não perderá a oportunidade para jogar na cara do filho muita coisa entalada: “Agora você vem me pedir dinheiro? Esqueceu que abriu mão da herança quando se ordenou padre?”, dirá a mulher, fazendo Tenório ficar chateado.
Por fim, a veterana dirá que ele a esqueceu: “Que ironia, não? Dediquei minha vida à sua formação pra no fim você se internar num seminário. Ainda passou anos sem dar notícias. Não se arrepende, mas agora quer sua parte da herança para ficar livre”. dirá.
A trama é escrita por Alessandra Poggi, sob direção geral de Luís Felipe Sá e direção artística de Luiz Henrique Rios. Protagonizada por Larissa Manoela e Rafael Vitti, a novela conta ainda com Danilo Mesquita, Débora Ozório, Malu Galli, Marcello Novaes, Jayme Matarazzo e Bárbara Paz nos papeis principais.