Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Zaquieu (Silvero Pereira) ficará entre a vida e a morte. Isso porque o mordomo de Mariana (Selma Egrei) acabará levando um tiro no peito após um embate com Tenório (Murilo Benício). Na ocasião, ele ficará bastante ferido e acreditará que irá morrer.
Após descobrir que Alcides foi castrado, Zaquieu se comprometerá a ajudá-lo na vingança contra Tenório. Os dois irão juntos à fazenda do grileiro para dar cabo da vida dele. No entanto, durante a confusão, o novo morador do Pantanal acabará sendo ferido com um tiro no peito. Por outro lado, Alcides aproveitará a distração de Tenório para enfiar uma zagaia na barriga dele e matá-lo.
Após cumprir sua vingança, o peão verá o amigo agonizando e irá socorrê-lo. “Eu consegui, Alcides?“, perguntará Zaquieu, que terá disparado também contra Tenório. “Você foi minha salvação“, responderá o peão. “Então já posso morrer“, concluirá o mordomo.
Em seguida, Alcides colocará Zaquieu no barco e sairá em disparada pelo rio. “Ai, Alcides… Eu ‘tou’ morrendo, eu ‘tou’ sangrando muito, Alcides. Vou ficar sem nenhuma gota de sangue“, gemerá ele. “Vai nada. Aguenta, que vamos chegar lá“, responderá o peão. “Eu acertei? Me diz…“, perguntará Zaquieu sobre o disparo contra Tenório. “Bem no meio da testa“, mentirá Alcides.
No final, o amante de Maria levará o amigo para a fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira), e lá ele receberá os cuidados necessários até a sua recuperação.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.