
Pouca gente sabe, mas Terra Nostra, exibida atualmente em Edição Especial na Globo, nasceu com uma ideia bem diferente do que o público viu na tela. O autor Benedito Ruy Barbosa queria contar a saga dos imigrantes no Brasil em três grandes fases, com saltos no tempo que levariam a história, iniciada no fim do século 19, até o ano 2000, quando a novela foi exibida pela primeira vez.
O plano original previa uma primeira fase entre o final dos anos 1890 e 1930, depois uma segunda geração que avançaria até 1960 e, por fim, uma terceira etapa já no novo milênio. Cada fase teria novos personagens, novos conflitos e um elenco completamente renovado.
A ideia era que a novela tivesse 233 capítulos, divididos de forma equilibrada entre essas três fases, mas no ar ela acabou com 221 capítulos e apenas uma fase estendida. Para as etapas seguintes, chegaram a ser cogitados nomes de peso como Tony Ramos, Carolina Dieckmann, Regina Duarte, Gabriela Duarte e Tarcísio Meira.
Siga o RDN no Google e tenha acesso a resumos e spoilers das novelas antes de todo mundo.
No fim da primeira fase, inclusive, a história seria bem diferente do que o público viu. Giuliana (Ana Paula Arósio) perceberia que seu amor por Matteo (Thiago Lacerda) era impossível, voltaria para Marco Antônio (Marcello Antony) e teria uma filha com ele. Matteo seguiria a vida ao lado de Rosana (Carolina Kasting). Já na terceira fase, Ana Paula Arósio retornaria à novela como neta de Giuliana, vivendo um romance com o próprio primo, fruto de um antigo relacionamento dos protagonistas.
Só que o sucesso gigantesco da história de Giuliana e Matteo mudou tudo. Com a novela ainda no ar, a Globo e Benedito Ruy Barbosa decidiram engavetar as fases seguintes, com medo de rejeição do público a novos personagens. O elenco original permaneceu até o final, e o autor precisou criar novos conflitos para sustentar a trama, o que acabou gerando períodos mais arrastados e com menos acontecimentos marcantes.
Para manter o interesse, novos personagens ganharam espaço, como Hortência, vivida por Claudia Raia, além de várias tramas paralelas que passaram a dividir a atenção do público. Depois do sucesso, até se pensou em uma continuação ambientada na Segunda Guerra Mundial, mas a ideia acabou reaproveitada na minissérie Aquarela do Brasil.
Em vez de uma sequência direta, Benedito criou Esperança (2002), uma nova novela com temática parecida, ambientada nos anos 1930 e focada na industrialização e no movimento operário. No exterior, ela chegou a ser vendida como Terra Nostra 2, mas não repetiu o mesmo sucesso e acabou registrando queda de audiência na Globo.
📲 Entre no grupo da novela das 9 no WhatsApp
A Edição Especial da novela Terra Nostra, escrita por Benedito Ruy Barbosa, vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 14h45, na Globo. Leia o resumo dos próximos capítulos aqui.





