Empenhada em salvar Mania de Você, a Globo lançou nesta semana uma campanha de relançamento da novela das nove. É mais uma tentativa de fisgar o público e reerguer a audiência do horário nobre, em crise desde que a trama estreou.
Desde o início, o folhetim de João Emanuel Carneiro sofre de um grave problema para uma trama das 21h da Globo: a falta de definição de mocinhos e vilões. Com seu quarteto principal circulando entre o bem e o mal, a história causou confusão no público.
O único vilão declarado é Mavi (Chay Suede), que rivaliza desde o começo com Rudá (Nicolas Prattes). Entre Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz), no entanto, houve grande dúvida entre os telespectadores.
Erro com protagonistas afastou a audiência
A falta de uma mocinha para quem torcer consequentemente afastou o público, já que Luma e Viola ficam transitando entre os papéis de opressor e vítima. Esse foi um dos piores erros da novela, que espantou a audiência da faixa das 21h e já acumula o pior ibope da história do horário — apenas 21,4 pontos.
Personagens dúbios já são uma marca do autor João Emanuel Carneiro. Uma das novelas que o autor apostou nisso foi A Favorita (2008), que trouxe Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) como protagonistas.
O folhetim também precisou ter sua grande virada antecipada para deslanchar no ibope. Naquele caso, no entanto, houve um ponto diferente: Flora e Donatela apenas inverteram os papéis de vilã e mocinha.
O caso de Mania de Você é mais complicado. Tanto Luma, quando Viola, foram vítimas, mas também traíram uma a outra. Fica difícil o telespectador defender uma delas como mocinhas.
Globo corrige erro em Mania de Você
Dois meses após a estreia de Mania de Você, a Globo finalmente percebeu o erro em não ter mocinhos e vilões bem definidos. Tanto é que o autor João Emanuel Carneiro antecipou a virada que aconteceria somente no capítulo 100 e passou para o capítulo 55, indo ao ar a partir desta segunda-feira (11).
A partir de agora, mais do que nunca, Mavi e Luma vão fazer maldades para separar os mocinhos, Viola e Rudá. A novela pisará fundo no drama, com a chef de cozinha perdendo tudo e ficando na miséria. Além disso, ela também será assaltada, sofrerá um acidente e acabará em um abrigo.
A situação dramática de Viola é a aposta do autor João Emanuel Carneiro para alavancar os índices de audiência. Finalmente o autor e a Globo perceberam o grande erro que ajudou a espantar o telespectador.
O problema é que parece ser tarde demais para isso. Mania de Você já passou do capítulo 50 e fica cada vez mais difícil o público embarcar em uma história pela metade.