Passou-se pouco mais de uma semana do adeus a Gal Costa. Até hoje, o Brasil vive a dor de uma perda tão precoce. A atriz não sofria de nenhum problema de saúde grave e estava com carreira completamente ativa.
Veja também – Relembre cinco novelas que marcaram época com músicas de Gal Costa
Pouco antes de sua morte aos 77 anos, apareceu em sua última postagem nas redes sociais fazendo um símbolo em apoio ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva. É fato que Gal continuará viva em nossas memórias e corações.
Seu talento inegável e incomparável era tão grandioso ao ponto que, para alguns, ela era considerada como um amuleto. Foi neste sentido que um autor de novelas da Globo tinha ela como grande amiga.
Assim como Gloria Perez e Roberto Carlos mantém uma excelente relação, Gilberto Braga (1945-2021) e Gal Costa se gostavam bastante. Não é a toa que a maior parte das novelas de Braga teve músicas de Gal.
Amuleto da sorte
Em várias ocasiões, Gal Costa era convocada por Gilberto Braga para dar as caras e trazer bons ventos. As participações de Gal Costa em tramas escritas pelo autor aconteciam sempre em meio a uma forte resistência.
Veja também – Cinco novelas cômicas que (literalmente) não tiveram graça nenhuma
Ela era bastante discreta e evitava certas aparições. Por inúmeras vezes, foi assediada para assumir papéis em novelas, mas sempre negava. Em Gabriela (1975), chegou a ser cogitada para uma personagem de destaque e voltou atrás na decisão.
Pouco tempo depois, em 1978, finalmente Gal aceitou a missão de Braga e apareceu em Dancin’ Days (1978). Ela apareceu em uma cena onde batia um papo com Julia (Sônia Braga). Durante o diálogo, a cantora também aproveitava para dar uma palhinha de seus sucessos da época.
Resistência
Depois disto, Gal Costa recebeu outros inúmeros convites e continuou a recusá-los. Foi a vez de Gilberto Braga entrar em cena e negociar diretamente com a cantora para uma participação em Celebridade (2003). Na ocasião, contracenou com Noêmia (Julia Lemmertz).
Veja também – Vilã de O Rei do Gado odiou papel e usou imprensa para alfinetar autor: “Horrível”
Em Babilônia (2015), Gal Costa fez sua última aparição em uma novela e mais uma vez veio com a missão de trazer sorte. Afinal, a novela precisava bastante, pois enfrentava grandes problemas de audiência.
Na época, ela explicou como aconteceram as negociações para o papel: “Aceitei porque eu gosto muito do Gilberto e sei que ele gosta muito de mim também. Acredito que para o cotidiano dos atores é até bom sair um pouco da rotina, ter uma espécie de festa assim, deve ser divertido, né? E eles me acolheram muito carinhosamente“.