Após enfrentar um verdadeiro perrengue por conta de Dirceu (Eriberto Leão), Petra (Debora Ozório) decidirá tirar tudo de ruim de dentro dela em Terra e Paixão. Prova disso é que ela irá até a aldeia tomar um banho espiritual de Jurecê (Daniel Munduruku), mas, para a grande surpresa dela, a jovem dará de cara com quem menos esperava: Vinícius (Paulo Rocha), a quem ela acreditava estar morto na trama de Walcyr Carrasco.
Como justificativa para isso, Caio (Cauã Reymond) dirá que ele não morreu, e o indígena completará: “Vinícius saiu com Iraê pra ir até outra aldeia. Jurecê achou que eles iam demorar pra voltar… A gente tá escondendo ele do seu pai”. Logo após, será a vez do amado de Aline (Barbara Reis) reforçar o perigo que o ex-amante de Irene (Glória Pires) está correndo. “Se o doutor Antônio [Tony Ramos] descobre que o Vinícius tá vivo, ele manda os capangas virem na mesma hora pra terminar o que começou”, afirmará o bonitão.
Depois, a garota fará questão de saber mais detalhes sobre o ocorrido, fazendo, então, com que todos se reúnam ao redor de uma mesa para que o homem se explique. Na ocasião, o personagem de Paulo Rocha falará a respeito da perseguição que sofreu de Antônio, assim como também do tiro que levou dele. Ao final, o mocinho lembrará que ele esqueceu de falar da vida dele antes do atentado.
“A gente está mantendo o Vinícius aqui na aldeia até ele recuperar a memória. Pra poder contar a verdade na audiência pelas terras da Aline [Barbara Reis]”, revelará. “Por tudo que me contaram, eu já entendi que vou ser uma peça importante na defesa dela. E, se eu errei antes, agora eu quero fazer o bem, o certo”, confirmará o sumido.
++ Resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
“A gente precisa do Vinícius pra provar que o nosso pai é um criminoso. E colocar ele na cadeia. E é melhor mesmo você ficar sabendo disso, Petra. Porque eu vou fazer tudo pra descobrir todos os podres do nosso pai. Se ele continuar livre, vai continuar perseguindo a Aline e os meus filhos”, sentenciará o personagem de Cauã Reymond, querendo trazer a irmã para o seu lado.