Susana Vieira voltará ao ar em breve na pele de Tia Emília, a tia rica e esnobe da protagonista de Éramos Seis, interpretada por Gloria Pires na novela que substituirá Órfãos da Terra a partir de setembro.
“É importante dizer que toda novela tem uma família. O ser humano é feito dele e de sua árvore genealógica. ‘Éramos Seis’ trata disso, das relações entre as pessoas, entre os familiares, os amigos. Há sentimentos, há dor, e isso também faz parte da gente. A novela é sobre isso, sobre você enxergar o outro, ver o drama do outro. A arte faz com que você conheça o drama de todas as pessoas do mundo”, opina Susana.
No entanto, Susana não acredita que sua personagem seja uma vilã. “Ela é uma personagem antagônico à da protagonista, que é a Lola. Não poderia dizer que é uma vilã, porque ela não vai fazer coisas más. Mas ela tem uma atitude não muito simpática com a família central da novela”.
E segue definindo a tia da protagonista: “A Emília é uma mulher muito rica, esnobe, um pouco antipática e dura. Ela é tia de Lola e de suas irmãs, Clotilde [Simone Spoladore] e Olga [Maria Eduarda de Carvalho], mas tem com elas uma relação cheia de cerimônias, muito porque são de classes sociais diferentes”, explica a atriz.
AS FACES DE EMÍLIA:
Vale dizer que na novela, Emília também é amargurada, pois uma de suas filhas, Justina (Julia Stockler), tem um distúrbio mental: “Ela gostaria de exibir as filhas para a sociedade, mas, devido ao distúrbio da filha mais velha, acha melhor mandar a mais nova, Adelaide [Joana de Verona] estudar na Europa. E, com isso, se sente muito solitária. Ela tem uma relação de afeto com a Justina, que mora com ela, mas não é visível esse afeto porque, como ela tem um distúrbio mental, não há cenas de carinho”.
Veja também: Bom Sucesso: Paloma bate de frente com Eric e é humilhada pelo vilão: “Mulherzinha burra”
Susana diz ainda que é uma honra poder viver uma personagem que já foi interpretada por Nathalia Timberg: “Eu me sinto profundamente orgulhosa por interpretar um papel que foi dado à Nathalia Timberg anteriormente. Nathália, Laura Cardoso e Marília Pêra são as grandes professoras que tive, embora Marília e eu tivéssemos a mesma idade. Aprendi muito com as três, e Nathália sempre foi uma referência para mim”, contou.
E seguiu: “Quando Silvio de Abreu me convidou para esse papel e disse que, além de contracenar com Glorinha Pires eu faria uma personagem vivida antes por Nathália, fiquei muito feliz. E tenho certeza de que farei com que todo o mundo veja essa Emília com os mesmos olhos de admiração e de encantamento de antes”, contou ela ao Uol.
A TIA DE LOLA:
Susana Vieira (Emília): tia mais rica da família de Lola. Solitária, é viúva e tem duas filhas, Justina (Julia Stockler) e Adelaide (Joana de Verona). Justina tem um distúrbio mental e vive isolada do convívio social. Embora tenha um apreço pela família, Emília mantém-se distante das sobrinhas.