A Globo mudou de ideia sobre a próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo. Ao invés de Mulheres Apaixonadas, a faixa será substituída por O Rei do Gado (1996). Escrita por Benedito Ruy Barbosa, o anúncio sobre a volta da trama aconteceu durante um dos intervalos do capítulo final de Pantanal.
Veja também – Cinco novelas desfiguradas pelo Vale a Pena Ver de Novo
Pesou-se em favor da decisão o fato da boa aceitação do público com as novelas de temática rural. Pantanal uniu o Brasil em sua primeira exibição e o remake repetiu este feito, demonstrando o quanto o povo sente saudades de tramas neste sentido.
Neste sentido, vamos aproveitar para saber algumas curiosidades em torno da novela. Acompanhe:
Recordista de reprises
Com a confirmação de O Rei do Gado mais uma vez no Vale a Pena Ver de Novo, a novela baterá um recorde. Isto porque, até hoje, nenhum título foi reprisado mais de duas vezes na faixa. A partir da volta da novela de Benedito Ruy Barbosa em novembro, isto mudará e quebrará uma tradição de 42 anos.
Reparação histórica
Pantanal foi oferecida a Globo inúmeras vezes, porém rejeitada. Ao ser produzida pela Manchete e tornar-se o sucesso que foi, Benedito Ruy Barbosa voltou para a emissora carioca e decidiu fazer de O Rei do Gado uma nova versão de Pantanal. Estruturalmente, o enredo de ambas as tramas é bastante parecido, principalmente no que se refere a disputa entre famílias por conta de terras.
Veja também – Saiba qual novela da Globo foi proibida na China, sob pena de corromper os valores do país
Atrasos e tapa-buraco
A produção de O Rei do Gado foi minuciosa e muito bem preparada. Portanto, ao perceberem que faltavam alguns detalhes, os globais pediram que Explode Coração fosse esticada. O problema é que eles esbarraram em uma cláusula contratual, que impedia a permanência de Gloria Perez por um tempo maior. Com isto, às pressas, a série O Fim do Mundo foi convocada para se tornar uma mininovela e servir de tapa-buraco.
Impulsionada por tragédia
Uma coincidência trágica acabou influenciando positivamente para que O Rei do Gado pudesse alcançar o sucesso. Em meio as chamadas de estreia, os brasileiros acompanhavam as notícias sobre o massacre dos 19 sem-terra no Pará. Como a novela abordava a reforma agrária e o MST, isto fez com que o tema fosse esquentado e o público voltasse suas atenções para o novo folhetim da época.
Veja também – Ator perdeu contrato com a Globo após recusar teste do sofá: “Emissora mandada pelo toba”
Baseada em fatos reais
Boa parte do que é retratado em O Rei do Gado foi inspirado em experiências próprias do autor Benedito Ruy Barbosa, desde a sua juventude até a vida adulta. Ele costumava fazer laboratório em suas fazendas no interior e refletia sobre o mundo em sua volta. Tanto é que o próprio título da trama faz referência a um apelido que ele recebia dos populares que o conheciam.