A entrada de Linn da Quebrada na edição 2022 do Big Brother Brasil trouxe a tona a discussão de um tema considerado tabu para as comunidades mais tradicionais. Apesar de pouco se aceitar, as travestis são parte de nossa sociedade.
Veja também – Destaque em Da Cor do Pecado, atriz abandona carreira e rejeita retorno às novelas; saiba quem!
Como incluso a este processo de aceitação, uma participante travesti é tida como uma novidade para muitos. Entretanto, é válido lembrar que esta sensação parte do preceito justamente de não se discutir sobre o assunto.
É neste sentido que relembramos a presença de personagens travestis nas novelas e que conquistaram os corações de muitos brasileiros. Elencamos alguns casos a seguir:
Explode Coração
Em 1995, a autora Glória Perez não apenas colocou uma travesti na novela Explode Coração, como também permitiu que através da personagem Sarita Witt (Floriano Peixoto), fosse discutida a questão em pleno horário nobre. Foi a estreia de Floriano Peixoto na TV e a qual marcou bastante.
Veja também – Fim lamentável: Grande nome das novelas brasileiras, ator de Páginas da Vida morreu após cometer suicídio
A Lua Me Disse
Com baixa audiência, A Lua Me Disse (2005) pode ter sido uma história pouco lembrada, mas a personagem Dona Roma (Miguel Magno) certamente não foi o caso. Ela era dona de uma pensão e o nome de registro era Amoroso Valentim. Porém, na novela, todos só o conheciam pela Dona Roma.
Veja também – Saiba qual atriz famosa já saiu da Globo humilhada assim como Camila Queiroz, mas depois foi perdoada
Império
A travesti Xana (Ailton Graça) endossou a caricatura de travestis associadas sempre a salões de beleza. Entretanto, foi relembrada recentemente na reprise da novela e foi um caso de travesti muito amada pelo público.
Veja também – Ferida reaberta: Saiba o por que Gloria Perez resolveu falar pela primeira vez sobre o assassinato da filha
A Força do Querer
Novamente em uma novela dela, Glória Perez traz um travesti. Na pele de Silvero Pereira, a travesti Elis Miranda era o motorista Nonato de dia e, de noite, uma performista. A cena da descoberta de Nonato por parte de seu chefe é hilária, por se tratar de um homem extremamente preconceituoso.
Veja também – O adeus à Elza Soares: Relembre cinco novelas que marcaram época com músicas dela
Aquele Beijo
De mesma autoria de A Lua Me Disse, Aquele Beijo (2012) foi uma novela de Miguel Falabella em que teve uma travesti emblemática. Era a Ana Girafa, interpretada por Luís Salém, e que marcou por conta da luta de ser reconhecida pela mãe sem a considerar como uma “aberração”.
Veja também – Mau cheiro: Atriz detona José de Abreu e revela hálito insuportável do ator