Na reta final de Além da Ilusão, Joaquim (Danilo Mesquita) se tornará uma pessoa solitária e infeliz. Isso porque o rapaz acabará pagando por todos os seus erros e se desligará de Úrsula (Bárbara Paz). No entanto, arrependido de suas maldades, ele irá implorar o perdão de Eugênio (Marcello Novaes).
Após descobrir que Úrsula o roubou ainda bebê de sua mãe biológica, Joaquim vai desprezar a megera. Na ocasião, ele reconhecerá que se tornou uma pessoa má por causa dela e desabafará com seu padrinho. “Aquela mulher me transformou num ser humano desprezível. Eu, fraco, deixei ela fazer isso comigo. Hoje sou isso que está vendo: um bosta!“, dirá ele, arrasado.
Eugênio, no entanto, tentará amenizar o sofrimento de Joaquim. “Está enganado sobre si mesmo. Sempre foi um jovem gentil e esforçado. Um pouco estourado, é verdade, mas nunca teve um coração ruim.“, falará o empresário.
Em seguida, o rival de Davi (Rafael Vitti) implorará para ser perdoado por ele. “Esse meu lado aí foi influência tua, que sempre foi tão bom pra mim. Mas, com a Úrsula solta, ela vai tentar me manipular de volta. Preciso me ver livre de uma vez por todas da influência dessa mulher. O senhor me ajuda? Não tenho mais ninguém.“, suplicará Joaquim.
Veja também: Joaquim conhece o pai biológico, se transforma em uma nova pessoa e tem final merecido
Vale destacar que Além da Ilusão é escrita por Alessandra Poggi, sob direção geral de Luís Felipe Sá e direção artística de Luiz Henrique Rios. Protagonizada por Larissa Manoela e Rafael Vitti, a novela conta ainda com Danilo Mesquita, Débora Ozório, Malu Galli e outros.