A ida de Irene (Glória Menezes) a Paraty e o encontro dela com Copola (Tarcísio Meira) na cidade acabou causando uma verdadeira crise no casamento dele com Iolanda (Suzana Faini) na reprise de A Favorita, no Vale a Pena Ver de Novo. Sendo assim, o veterano achou melhor se separar da esposa, que, por sua vez, ficou consternada quando o amado saiu de casa na trama de João Emanuel Carneiro.
Ao tomar ciência do ocorrido, a avó de Lara (Mariana Ximenes) fará questão de ir até a casa da mulher na tentativa de se redimir, mas não terá sucesso em sua empreitada. “Você conseguiu acabar com um casamento”, acusará a mãe de Catarina (Lília Cabral).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Favorita
“Eu não tive essa intenção, acredite em mim. E é por isso que estou aqui, para dizer que não aconteceu nada. O que houve entre nós foi antes, quando éramos jovens. Antes deu me casar com o Gonçalo (Mauro Mendonça). Nunca teve nada depois disso. Essa separação não procede, releve essa situação”, se defenderá a personagem de Glória Menezes.
Embate
Em seguida, Iolanda continuará com os seus argumentos: “Você tá achando que fui eu que quis acabar com um casamento de 50 anos? Que eu coloquei ele fora dessa casa? Irene, foi ele que me abandonou, que deixou essa casa porque ele tem uma fixação, uma paixão doentia, infinita por você! Apesar desses anos todos, não consegui fazer ele te esquecer. Você é um fantasma que me assombrou a vida toda!”, alegará ela, que completará: “Meus parabéns, finalmente você conseguiu! Agora você tem o seu marido rico, poderoso, e seu amante operário e pobre para se divertir”.
Porém, Irene rebaterá: “Copola não é e nunca foi o meu amante. Em todos esses anos eu nunca fiz nada para provocar essa separação, acredite em mim. A minha história com o Copola passou, ficou para trás, acabou”. Só lembrando que a idosa se negou a beijar Copola durante um momento de recaída entre os dois, não sendo capaz de trair Gonçalo.
“Você tá dizendo isso para convencer a mim ou a você mesma? Eu não tenho mais nada para falar com você. Vá embora”, mandará Iolanda. “Eu sinto muito. Acredite, eu sinto tanto”, lamentará a mãe de Marcelo (Flávio Tolezani), se retirando na sequência.