Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Zé do Araguaia (Stênio Garcia) ficará sem saída e acabará relatando para Donana (Bete Mendes) que Rafael (Pedro Oliveira) é seu filho biológico com uma mulher indígena. Cada vez mais suspeita da origem do menino, a empregada acaba perguntando diretamente a ele quem são seus pais.
Surpreendentemente, o garoto fala com Donana e inventa uma história. Alegre, ele conta a Zé sobre a conversa. Marcos (Fábio Assunção), que ouve o diálogo entre os dois, diz que Zé não precisa inventar mais histórias, pois o menino já o fez.
À noite, sentada na cama, Donana logo começa a falar sobre o assunto e conta o que Rafael disse sobre sua origem. Zé minimiza a situação, mas Donana levanta novas suspeitas revelando que Rafael disse nunca ter visto Bruno (Antônio Fagundes) até o dia em que chegou com Zé na aldeia.
Donana pede que Zé leve Rafael embora
A empregada está cada vez mais desconfiada, já à espera que o marido lhe conte a verdade, e ele decide finalmente abrir o jogo: “O menino é meu…”. Donana pergunta por que ele nunca lhe contou, e Zé diz que temia magoá-la. A empregada afirma que ele a está magoando ainda mais agora, e o capataz reconhece isso.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Porém, Zé garante que não troca Donana por ninguém nesta vida, nem mesmo pelo seu filho. A empregada pede, então, que ele leve o menino embora já na manhã seguinte. O peão ainda tenta fazê-la mudar de ideia, mas chateada com toda a situação, ela mantém sua posição: “Não quero saber, Zé. Leva aquele moleque embora daqui. Senão vou eu”.
Ali perto, Rafael ouve tudo e chora. “Não sabia que a Donana tinha um coração tão duro”, comentará Marcos ao presenciar a cena.