O final escolhido para a personagem Isabel (Giulia Gayoso) não será nada feliz em Nos Tempos do Imperador. Com inveja da irmã Leopoldina (Bruna Griphao), pelo fato de ela ter engravidado, a filha caçula de Dom Pedro II (Selton Mello) não terá a mesma sorte que a parente, já que os autores da trama, Thereza Falcão e Alessandro Marson, optaram por mostrá-la grávida somente em uma possível espécie de terceira temporada da novela, que falará sobre o Brasil Império (1822-1889).
De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da TV, a reta final da continuação de Novo Mundo se passará entre os anos de 1868 e 1870, época que foi marcada pela rendição de Solano López (Roberto Birindelli), o fim da Guerra do Paraguai (1864-1870) e ainda por um castigo dado a Tonico (Alexandre Nero).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
No mais, vale ressaltar que, na vida real, a princesa só chegou a engravidar de fato em 1874, quando deu à luz a Luísa Vitória. Porém, a criança, que nasceu morta, deu lugar a um novo herdeiro, Pedro Alcântara (1875-1940).
Além disso, o enredo também não abordará o tema relacionado a abolição da escravidão e nem a proclamação da República. Entretanto, os escritores possuem “um truque na manga para amarrar a história e não deixar tantas pontas soltas para o telespectador”. Isso porque, segundo a publicação, o protagonista “voltará a aparecer no exílio em Paris, assim como no primeiro capítulo, depois de ter sido deposto pelos militares em 1889”.
Veja também: Zayla encontra colete que Tonico usou na morte de Nino e descobre prova crucial para incriminá-lo
E será, portanto, durante um flashback que ele relembrará momentos de sua vida, sendo que chegará a contar o que realmente aconteceu com alguns personagens principais da história, dentre eles Isabel. Na ocasião, o marido de Teresa Cristina (Letícia Sabatella) informará que as visões de Cândida (Dani Ornellas) estavam certas e que sua filha lhe deu três netos de presente.