Em Cabocla, Mariquinha (Carolina Kasting), mesmo com os repetidos alertas de Justino (Mauro Mendonça), decide se casar com Tobias (Malvino Salvador), acreditando em um futuro feliz ao lado dele. Mas a realidade do casamento será bem diferente do que ela imaginava. O peão, incapaz de esquecer Zuca (Vanessa Giácomo) e ainda abalado pela morte trágica de Tomé (Eriberto Leão), transforma a vida da esposa em um verdadeiro tormento.
Afundado na amargura, Tobias recorre à bebida, o que só piora a relação com Mariquinha. Durante uma discussão com Tina (Maria Flor), ele expõe todo o desprezo pelo casamento, sem notar que a esposa está ouvindo tudo. “Eu estraguei a minha vida quâno me casei cum ela! Num fosse ela, eu hoje pudia tá junto da Zuca!”, desabafa. Tina tenta alertá-lo: “Ela vai acabá te largâno, Tobia!”, mas ele rebate com frieza: “É só o que eu tô quereno! Que ela vá embora!”.
Essas palavras cruéis são o limite para Mariquinha. Depois de tantas humilhações e uma relação sem reciprocidade, ela decide deixar o sítio de Felício (Sebastião Vasconcelos), mesmo sem ter um destino certo.
Sem poder voltar para a casa de Justino, de onde foi expulsa no passado, Mariquinha enfrenta o desafio de buscar abrigo. Com a ajuda de Pepa (Elena Toledo) e Neco (Danton Mello), ela consegue ser aceita de volta pelo pai.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Porém, o acolhimento estará longe de ser caloroso. Mariquinha se torna motivo de vergonha para Justino, refletindo os preconceitos de uma época em que mulheres separadas eram condenadas pela sociedade, mesmo quando a culpa pelo fim do casamento era do marido.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.