Um dos pontos que serviram como gatilho para a história da novela Segundo Sol foi a falsa morte de Beto Falcão (Emilio Dantas). O cantor resolveu insistir na farsa ao perceber que morto conseguiria ajudar sua família, já que não fazia mais tanto sucesso enquanto vivo.
Com Valentim (Danilo Mesquita) internado, Beto prometerá voltar para casa, desde que o herdeiro também retorne. Ele falará sobre sua decisão em conversa com o filho e com Karola, segundo o site Notícias da TV.
“O Miguel que vai voltar pra casa com vocês vai matar o Beto Falcão. Não quero mais saber de ficar cultuando a memória desse embuste, nem de ficar ressuscitando a carreira. Vamos parar de alimentar fã-clube, não vamos mais autorizar os direitos fonográficos, e o dinheiro que a gente recebe pelos direitos autorais podemos doar pra alguma obra social”, prometerá.
Karola, disposta a reconquistar o rapaz, promete aceitar a proposta de Beto, mas ela estará disposta a reverter a situação depois. Dias depois, Beto irá ao show de Djalminha (Dody Só), que o ajudou a escrever a música Axé Pelô.
“Não é possível, Beto, é você mesmo? Tô ficando maluco. Eu não acredito, é muita loucura! Você ficou todos esses anos escondido do mundo. Eu chorei muito sua morte, Beto, como é que você teve coragem?”, questionará o músico, que antes confundirá Beto com um fantasma.
“Eu mesmo não sei. Fiz isso pra pagar as dívidas de minha família. Mas a cada ano que passa fica pior. Me sinto um tratante, um mentiroso, um truque”, argumentará Beto, que pedirá ajuda ao cantor para acabar de vez com o sucesso póstumo de Beto Falcão.
“Quero que me esqueçam. Quero destruir o mito. Você foi meu parceiro, compôs Axé Pelô comigo, eu quero lhe pedir que vá aos jornais, conte que Axé Pelô é sua, que Beto Falcão roubou essa música de você“, pedirá o personagem de Emílio Dantas.
+Deus Salve o Rei: Amália descobre crimes de Catarina para destruir casamento com Afonso
Djalminha recusará e afirmará que é uma “porcaria de música”: “Dei uma sugestão ou outra na melodia, propus uma palavra ou outra na letra, mas não, Axé Pelô é sua. E foi o seu talento que fez a música bombar naquele verão. Eu tenho tantos sucessos, não preciso disso”, dirá ele, que aconselhará Beto a não matar o seu nome.
“Ele tem que continuar vivo na memória do povo, desse povo sofrido do nosso Brasil que ama tanto ele! Ninguém aguenta mais decepção. Nem eu, nem ninguém quer saber que foi enganado. Já que você sustenta essa farsa há tantos anos e nunca teve coragem de assumir o que fez, que continue com isso”, dirá.
Beto mostrará suas novas canções a Djalminha, que ficará entusiasmado e fará uma sugestão: “E é totalmente diferente daquele Beto Falcão de 18 anos atrás. Sabe o que eu faria se fosse você? Começaria uma nova carreira, com pseudônimo. Nunca pensou em usar outro nome artístico?“, perguntará ele, e Beto dirá que já pensou em usar o nome de Marçal.
“Taí, gostei. Marçal. Tá rebatizado, Beto. De agora em diante eu vou acompanhar a carreira de Marçal. No dia de hoje ganhei de volta um velho amigo meu que eu achei que tivesse partido. Estamos aqui. E não esquece nosso segredo. Beto Falcão morreu. Pro bem do axé”, pedirá Djalminha.
Assim, Beto manterá o segredo sobre sua morte para o grande público, mas proibirá Karola de lucrar com suas músicas e começará a trabalhar em sua nova carreira.