Estão sendo devidamente acertados os detalhes com relação à grade de programação de 2023 na Globo. Tudo ainda está muito incerto, mas o que se sabe até o momento é que a emissora carioca tem alguns “coringas”.
Veja também – Cinco novelas que fizeram sucesso na exibição original, mas fracassaram na reprise
Foi o caso, por exemplo, de O Rei do Gado. A novela não era esperada para ser reprisada, principalmente devido uma regra existente na emissora carioca, em que impede as produções de serem reapresentadas por mais de duas vezes.
Como os tempos são outros e a audiência da TV tem caído a cada dia mais, a novela foi convocada principalmente para atender os órfãos de Pantanal. Mas, O Rei do Gado não é o único “coringa” dos globais.
Algumas novelas ainda estão guardadas e sendo preparadas para uma reprise em breve, no Vale a Pena Ver de Novo. Veja os casos:
Ciranda de Pedra
Novelão de Alcides Nogueira, Ciranda de Pedra lembra bastante O Profeta. Ambas as tramas são de época e foram exibidas na faixa das seis. Ciranda nunca foi reprisada até hoje, apesar de ter sido uma trama bastante elogiada na época.
A novela tem uma característica bastante particular, que é o fato de registrado ótimos índices de audiência em algumas capitais em específico, mas em outras nem tanto. Por exemplo, Ciranda fez sucesso em Recife, Florianópolis e na região do Distrito Federal. Por outro lado, não teve o mesmo desempenho em Salvador, São Paulo e Fortaleza.
Veja também – Relógio quebrado? Confira cinco vezes que a Globo errou feio no horário das novelas
Lado a Lado
Vencedora do Emmy Internacional de 2013, Lado a Lado nunca recebeu reprise pela Globo. A novela teve resultados regulares quando foi exibida originalmente, entretanto foi aclamada pela crítica e recebia elogios constantes, o que pode ser considerado um fator para que a reapresentação seja providenciada em breve.
Começando com 18 pontos, os números não mantiveram uma performance esperada, mas os executivos concluíram que diversos fatores externos impactaram na audiência. Na época, a temporada de Malhação estava fracassando, a programação havia sido afetada pelo horário eleitoral e pelo horário de verão.
Veja também – Relembre o caso da atriz que foi dispensada da Globo por ser muito bonita: “Beleza me prejudicou”
América
Uma novela que demorou a ser aceita pelo público, América teve resultados astronômicos quando finalmente deu certo. Após ter sofrido alguns ajustes, o casal principal Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício) passou a ser aceito e a novela está no ranking das mais pedidas.
Tanto é que, recentemente, América chegou ao catálogo do Globoplay e tem surgido com frequência no Top 10 da plataforma. É mais um caso de novela que ainda não foi reprisada até hoje.
Veja também – Desempregado, ex-galã global virou vendedor de hambúrguer: “Saudade de um Brasil que não existe mais”
Paraíso
Caso Benedito Ruy Barbosa continue em alta por meados da Globo, o Vale a Pena Ver de Novo pode colocar uma reprise inédita de uma outra novela rural do autor. Trata-se de Paraíso, exibida na faixa das seis e remake de trama homônima dos anos 80.
A história também se passa em meados do bioma brasileiro do pantanal, o que poderia muito bem ser familiar para os noveleiros fanáticos em Pantanal. A audiência da exibição foi boa e superou a meta estabelecida para a faixa.
Veja também – Demitida por ser negra demais: Caso polêmico de atriz global virou destaque em jornal britânico
Beleza Pura
Com várias indicações e prêmios, Beleza Pura foi escrita por uma autora que só teve a oportunidade de fazer esta única novela solo, Andréa Maltarolli (1962-2009). Até hoje, o folhetim é lembrado nas redes sociais e nunca foi reprisado.
A frase “Eu sou rica!”, de Carolina Ferraz em uma cena emblemática da trama, é lembrada até os dias atuais, pois virou um meme. A novela superou os índices da faixa das sete e, portanto, pode ser considerado mais um “coringa” guardado à sete chaves pela emissora carioca.