Boanerges (Tony Ramos) prometerá agir na tentativa de separar Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello) de uma vez por todas na Edição Especial de Cabocla. Revoltado com o fato de ter descoberto que os dois estavam se relacionando, o coronel decidirá tomar uma atitude drástica a fim de castigar a filha: ele a mandará para o Rio de Janeiro, além de demitir Tomé (Eriberto Leão) por ele omitir a informação relacionada à filha na trama de Benedito Ruy Barbosa.
Nisso, o personagem de Tony Ramos vai solicitar a Luís Jerônimo para que ele escreva uma carta a seu pai pedindo a ele para hospedar Belinha em seu recinto até que decidam o que fazer com a garota. Apesar de tentar querer fazê-lo mudar de ideia, o mocinho não terá sucesso. Nessa hora, Emerenciana (Patrícia Pillar) ajudará a filha a aprontar as malas, mesmo contra a vontade dela, afinal não é a favor da decisão do marido.
Depois, ao se despedir, a jovem falará bem baixinho no ouvido de Ritinha (Aisha Jambo), alegando que deixou uma carta para Neco. Logo após, o agricultor conduzirá a moça até a cidade no momento em que ela aguarda o trem no dia seguinte. Na sequência, a funcionária entregará a carta para o filho de Justino (Mauro Mendonça), que, ao se deparar com o conteúdo, ficará possesso, não pensando duas vezes antes de ir atrás da amada na cidade carioca.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.