Nova aposta do SBT, A Caverna Encantada mal estrou e já está causando dor de cabeça para a emissora de Silvio Santos. Acontece que a nova novela infantil do canal não engrenou nessa sua semana de estreia, e tem uma média geral de apenas 4 pontos, a pior audiência entre as atrações do gênero desde 2012, quando a emissora voltou a investir em produções infantis.
Para tentar salvar a produção, o SBT decidiu adotar uma nova estratégia, investindo na reprise do folhetim. A partir da próxima segunda-feira (05), os capítulos da trama serão reapresentados às 18h30, ocupando a faixa do programa Tá na Hora, que não terá mais sua edição local para a Grande São Paulo.
Essa decisão também servirá de teste para a emissora, que dependendo dos resultados obtidos, poderá transferir em definitivo a exibição das suas novelas para essa faixa, no fim da tarde. Porém, se os resultados não forem satisfatórios, o SBT deve realizar novas mudanças na sua programação, o que não vem sendo benéfico para o canal, que já enfrenta uma grave crise de audiência, especialmente depois da mudança na sua direção geral.
Recentemente, surgiram rumores de que o SBT poderia até mesmo abandonar a produção de novelas infantojuvenis após A Caverna Encantada, voltando a investir na realização de folhetins para o público adulto, já que as novelas mexicanas, exibidas a tarde, chegam, por vezes, a ter mais audiências que os folhetins infantis inéditos que vão ao ar no horário nobre e até fechar com a maior média do dia entre todas as produções da emissora.
Porém, o SBT já tratou de desmentir isso, e acredita que o gênero infantojuvenil ainda tem bastante potencial na TV aberta, mas vem sofrendo com a forte concorrência das novelas adultas da Globo e Record.