Prestes a reprisar pela terceira vez a novela Carrossel, o SBT foi surpreendido com uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que condenou a emissora a pagar uma indenização quase milionária de R$ 700 mil, sob a justificativa de que trama fez merchandising para crianças em 2012. A novidade esfriou um pouco a expectativa em relação a nova reprise da novela infantil, que tem início no dia 06 de agosto, às 18h15, substituindo Amanhã É Para Sempre. Quem informa é o site Buzzfeed.
Em 2012, ano em que Carrossel foi exibida pela primeira vez, o Procon de São Paulo moveu uma ação civil pública contra o SBT, com base em um relatório elaborado pelo Instituto Alana de defesa da infância. O processo foi julgado em primeira instância, em 2015, cuja decisão foi contrária aos interesses de Silvio Santos. O SBT, por sua vez, recorreu da decisão e o processo ficou aguardando julgamento, o que aconteceu nessa última terça-feira (24).
Para a infelicidade emissora paulista, a condenação e o valor de multa foram mantidos.
“A gente está bastante feliz que esse caso tenha dado seguimento”, falou a advogada Ekaterine Karageorgiadis, que coordena o programa Criança e Consumo do Instituto Alana.
“A Iris Abravanel [mulher de Silvio Santos e dramaturga do canal] deu uma entrevista falando sobre a venda de cotas de merchandising em uma novela infantil. Por isso que começamos a acompanhar desde o capítulo um”, continuou ela.
O SBT tentou se esquivar da responsabilidade em relação ao caso e alegou que quem deveria responder por qualquer questão relacionada aos merchandising infantis eram os patrocinadores das respectivas veiculações publicitárias: “A responsabilidade pela correção da propaganda cabe a quem patrocina tal veiculação publicitária” e “são as agências de publicidade que escolhem a forma como a propaganda será veiculada e as estratégias de publicidade”.
A emissora foi procurada e afirmou que vai recorrer da decisão. Se Silvio Santos realmente apresentar o recurso, o caso sai de São Paulo e vai para Brasília, para o Superior Tribunal de Justiça.
SBT DECRETA FIM DE FAIXA DE NOVELA MEXICANA COM A VOLTA DE CARROSSEL
Conhecido por exibir novelas mexicanas, o SBT surpreendeu a todos ao decretar o fim de mais um horário destinado a folhetins estrangeiros. Com o fim de Amanhã É Para Sempre, no próximo dia 3 de julho, o canal de Silvio Santos vai reprisar, pela terceira vez, Carrossel (2012).
Na noite dessa última terça-feira, 24 de julho, a emissora exibiu uma chamada anunciando o folhetim infantil para o dia 6 de agosto, substituindo a trama de Barbara Greco e Franco Santoro, às 18h15. Apesar disso, nas redes sociais, houve muita gente que teceu críticas.
“Gente, essa novela Carrossel de novo? Não é possível”, disse uma internauta. “Ai que ódio, agora só tem uma novela mexicana”, comentou outro. “Ridículo, essa faixa horária tava consolidada com novelas mexicanas, desnecessário”, disse mais um.
Com isso, a emissora agora terá apenas um horário destinado a tramas da Televisa. Que Pobres Tão Ricos, como se sabe, estreou nesta segunda, 23 de julho e será a substituta definitiva de Coração Indomável, que já está em seus momentos finais, às 17h15.
Ninguem merece ver carrossel outra vez. Eu gostava muito das novelas infantis no SBT, mas perdi a paciência ao ver quanto são longas e cansativas visto que demoram muito pra se desenrolar. me recuso a assistir ate as novas novelas quanto mais uma que passara pela terceira vez. Muito chato.
Nossa!!! Estou ouvindo muitos comentários, acho que não vai dar muita audiência a novela carrossel não!
As novelas mexicanas são melhores para passar a tarde,se reprisar carrossel de novo vai perder pra nova novela da Globo no mesmo horário. Eu gosto muito é das novelas mexicanas.
eu nao assistiria a novela carrocel novamente
boa noite nao e possivel que o otavio e maria cruz nao vao ficar juntos nuca ta demorando demais pra eles ficarem juntos logo de uma ves e jose antonio pgar tudo que roubou da maria cruz na novela coraçao indomavel otavio e maricruz devem terminar juntos pelo menos uns tres dias antes da novela acabar pra ter mais emoçao