Em Nos Tempos do Imperador, Tonico (Alexandre Nero) invadirá o casamento de Samuel (Michel Gomes) e desmascarará o meio-irmão. Na ocasião, o bandido dirá que noivo de Pilar (Gabriela Medvedovski) matou o seu pai, Ambrósio (Roberto Bonfim) e o homem será levado preso.
Em cenas seguintes, Samuel descobrirá que pegará prisão perpétua e perderá as esperanças de sair dali. Por outro lado, o homem encontrará uma saída para a liberdade. Um dia, entretanto, Samuel receberá a visita de um militar na cadeia. “Você aceitaria me acompanhar nessa missão?”, perguntará Caxias, recém-nomeado comandante das tropas brasileiras.
Veja também: Nélio muda identidade, troca de nome e se desespera ao ver recompensa em jornal para encontra-lo
“Eu, na guerra?! Como? Estou preso”, reagirá o noivo de Dolores, sem entender nada. “Os condenados podem ser recrutados para irem à guerra, Samuel. Você tem interesse?”, explicará o militar. O mocinho, nesse momento, ficará mexido, pois só assim ele conseguirá sair da prisão.
Por outro lado, Samuel alegará traumas da guerra e recuará. Mas Caxias explicará para o amigo que ele irá como engenheiro, ajudando a melhorar a infraestrutura dos soldados. “O senhor me pegou de surpresa, eu não esperava. Fico agradecido pela lembrança”, dirá o ex-cativo.
Veja também: Zayla dá golpe de mestre e coloca Tonico, Nélio e Dolores nas suas mãos
Caxias também dirá que a ideia de chama-lo para a guerra foi de Dom Pedro II: “Agradeça ao imperador, Samuel. Ele teve essa ideia, e eu gostei muito porque sei de sua competência. Mas entendo a dúvida de aceitar ou não. Você quer um tempo para pensar?”.
Desse modo, Samuel pensará bem na proposta, já que só assim ele conseguirá sua liberdade. Contudo, ir para a guerra colocará sua vida em risco. A resposta de Samuel em torno do convite você ficará sabendo em breve aqui no Resumo das novelas Online.