Mesmo após uma passagem de tempo de oito anos, Samuel (Michel Gomes) não terá esquecido de uma acusação feita por Dolores (Daphne Bozaski) na qual resultou em sua separação de Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do Imperador. Sendo assim, o rapaz, então, decidirá colocar a jovem contra a parede e questionar a ela sobre o motivo pelo qual fez isso contra ele na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Tudo começará quando o engenheiro ficar sabendo que a garota se encontra no Rio de Janeiro noiva de Tonico (Alexandre Nero). Sem pensar duas vezes, o ex-escravo não perderá tempo e, com isso, decidirá ir ao encontro dela para tirar satisfações a respeito do assunto. Na ocasião, a caçula de Eudoro (José Dumont) ficará surpresa ao dar de cara com o protagonista em sua casa.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
“Como vai?”, questionará ele. “Samuel?”, reagirá a moça, espantada. “Vim aqui porque há oito anos me pergunto por que você mentiu para Pilar. Por que, Dolores, você inventou que me viu aos beijos com a condessa quando isso nunca aconteceu?”, vai querer saber o amigo de Pedro (Selton Mello).
Sem saber o que dizer, Dolores se mostrará chocada com o questionamento e ainda será acusada de racismo. “Eu nunca entendi porque você inventou aquela mentira para Pilar. Uma mentira que destruiu o nosso futuro, a nossa felicidade. Por que você fez isso? Para não ver sua irmã casada com um negro? Foi esse o motivo?”, insistirá o personagem de Michel Gomes.
Veja também: Saiba quem disputará o amor de Zayla com Samuel em Nos Tempos do Imperador
Porém, a irmã de Pilar achará melhor se manter em silêncio e, desta forma, livrar o noivo da culpa, já que foi ele o responsável por manipulá-la e planejar tudo isso de forma proposital. Ao final, ela mandará Samuel se retirar de sua casa. As cenas estão previstas para irem ao ar no próximo dia 28, na edição especial da sua novela das seis.