Imagine só a situação: você é chamado para um trabalho, sem muitas pretensões de fazer sucesso e apenas com a simples missão de cumprir seu trabalho normalmente, sem muita ganância e querendo atuar normalmente, sem nenhuma interferência.
Veja também – Ataque cardíaco, câncer e mal súbito: Saiba quem do elenco de Rebelde já morreu
Depois, este trabalho acaba tomando um rumo inesperado, bomba com uma proporção inimaginável, vira hit tanto dentro quanto fora de seu país de origem e, por outro lado, a empresa que o contratou lucra muito mais do que o esperado, mas sua remuneração segue a mesma.
Para Dulce María, uma das protagonistas de Rebelde e responsável por viver a Roberta, foi assim que aconteceu. Seu salário não aumentou da mesma maneira em que a Televisa, responsável pela produção, ganhava em cima da marca.
Segundo a atriz, foi esta a impressão que ela particularmente teve diante do que ocorreu. “Foi algo muito forte, porque na época ganhávamos muito pouco. Agora faço contas do que ganhávamos no geral, e claro, no final recebíamos muito pouco”, afirmou ela.
Veja também – Confira os casos de novelas mexicanas que enfrentaram boatos de maldições nos bastidores
As declarações ocorreram em uma entrevista para um podcast, no qual ela aproveitou para dar maiores esclarecimentos sobre esta suposta exploração. Para Dulce, os produtores passaram a perna nas estrelas de Rebelde e existiam algumas formas para que eles pudessem escapar da merreca recebida pelos trabalhos.
“Eu tirava mais dinheiro das campanhas publicitárias. Já em Rebelde, não, pois eu estava… bom, não apenas eu, todos. Dançavam bonito com a gente”, revelou Dulce María, que depois da banda formada pelos integrantes da novela, se descobriu cantora e investe até hoje na carreira.
Ainda assim, em outras ocasiões, ela não pôde negar a contribuição que Rebelde deu para impulsionar seu estrelato. Em 2019, Dulce confessou para a revista Cosmopolitan a importância que a personagem Roberta teve para que ela chegasse ao ponto que chegou atualmente.
Veja também – Cinco novelas mexicanas clássicas que iriam bombar caso fossem lançadas pelo Globoplay
“Roberta foi um personagem muito forte e bonito, com o qual muita gente se conectou. É algo que agradeço e que me deixa muito feliz, ainda que também seja bonito que as pessoas tenham chegado a conhecer agora o trabalho que faço como solista, algo mais pessoal e mais íntimo”, disse.