Um meme tomou de conta das redes sociais dos últimos dias para cá. Tudo por conta de uma situação que aconteceu em 2008 envolvendo a versão original de Pantanal. Sempre dono de atitudes ousadas, Silvio Santos comprou as fitas com os capítulos da novela da Manchete em um leilão.
Veja também – Voltando no tempo: Como o mundo estava há 32 anos, quando estreava Pantanal?
Em seguida, o proprietário do SBT determinou a exibição com uma mensagem na tela, informando aos telespectadores que a novela só começaria depois que encerrasse A Favorita, ocupante da faixa das nove. A estratégia remeteu diretamente a mesma que foi utilizada quando Pantanal foi exibida em 1990.
Só que, em meio a toda essa euforia, o dono do Baú se esqueceu de pagar os direitos autorais ao criador da obra. Isto rendeu uma ação judicial que, até os dias atuais, ainda está nos tribunais.
Veja também – Remake de Pantanal estreia na Globo: Confira três novelas rurais que não deram certo
A Globo se enfureceu porque a atitude de reprisar a novela em 2008 fez com que se repetisse a surra que a emissora levou na década de 90. Pantanal liderou mais uma vez com folga e, assim, a emissora se uniu a Benedito Ruy Barbosa contra Silvio Santos.
A questão é que, depois de idas e voltas, desde 2016 o autor do folhetim conseguiu vencer o processo. Mas o SBT, ainda relutante por ter pago caro pelas fitas da novela, levou o caso para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Veja também – Levando surra da concorrência, ex-chefão da Globo virou inimigo número 1 de Pantanal
Mesmo sem a questão ter sido resolvida, juridicamente falando não é possível que o SBT se renda aos memes e exiba uma nova reprise de Pantanal. Em uma das ações, a emissora foi proibida de reexibir a novela. Caso confronte a decisão, terá de pagar caro por isto.