Após se surpreender positivamente com a notícia de que será pai do filho de Luísa (Mariana Ximenes), Dom Pedro II (Selton Mello) decidirá assumir de vez a criança e, ao mesmo tempo, repetir o gesto que seu pai fez no passado, ao também dar a cara a tapa por reconhecer os bebês de Domitila de Castro (Agatha Moreira), amante dele, como seus herdeiros, mesmo que isso possa trazer consequências para o seu reinado na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Só para se ter uma ideia, o marido de Teresa Cristina (Letícia Sabatella) surgirá em uma cena bastante pensativo, no momento em que se lembrar das meias-irmãs, Isabel Maria (1824-1898) e Maria Isabel (1830-1896), já que elas foram as únicas sobreviventes dos cinco filhos de Dom Pedro I (Caio Castro) com a amante.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Depois disso, o personagem de Selton Mello decidirá aparecer na casa da condessa de Barral de madrugada. “Pedro! Quantas vezes vou ter que lhe dizer que não faça isso, que é arriscado! E se alguém o vê entrando aqui a essa hora da noite?”, perguntará a preceptora.
“Luísa, pensei o dia todo e tomei uma decisão: vou seguir o exemplo de meu pai. Não vou esconder de ninguém, de quem quer que seja, que a mulher que eu amo vai me dar um filho. E que ele vai ter o meu nome”, disparará o protagonista, deixando-a boquiaberta, no capítulo previsto para ir ao ar no próximo dia 02, na sua novela das seis.