Em Nos Tempos do Imperador, Tonico (Alexandre Nero) tomará uma atitude drástica quando encontrar Dolores (Daphne Bozaski) e Nélio (João Pedro Zappa). Após ser traído pelo casal e humilhado perante a sociedade, o político somente sossegará quando encontrá-los e não demorará para que tudo isso aconteça.
Após interceptar as correspondências de Pilar (Gabriela Medvedovski), Tonico se dirigirá até Campos dos Goytacazes. Ao chegar no local, o vilão e Borges (Danilo Dal Farra) irá até à venda de Adelaide e perguntará onde fica a chácara Paraíso. A mulher, então, perguntará se os dois estão interessados na compra do imóvel.
A senhora contará que os donos Clóvis e sua irmã, Margarida, ainda moram no local. Diante da informação, Tonico ligará os pontos e perceberá que a mulher se refere a Dolores e Nélio. Assim, ele se dirigirá diretamente ao local e encontrará a ex-mulher sozinha em casa com sua filha pequena no colo, deixando o vilão surpreendido.
Ele, então, começará a interrogar a mulher e perguntará por Nélio. Ela mentirá dizendo que o rapaz viajou. Mas, na verdade, ele havia ido até à rua e ao chegar na venda de Adelaide será questionado se recebeu os dois homens interessados na compra da chácara. Diante das características, ele perceberá que se trata de Tonico e Borges.
Nélio correrá até a casa e notará que Tonico colocou Dolores e sua pequena filha na carruagem e estão prontos para partir. A irmã de Pilar notará a presença de seu amado e pedirá que eles parem o transporte, pois precisa se aliviar. Borges também irá com ela. Enquanto isso, o vilão permanecerá sentado com a bebê em seu colo.
Nesse momento, Nélio encostará a espingarda na cabeça de Tonico, enquanto Dolores acertará uma paulada na cabeça de Borges. O advogado fugirá com Dolores e a filha na charrete. Por conta das pedras no caminho, os dois não conseguirão ir muito longe e o vilão conseguirá encontrá-los. Ele chegará a ameaçá-los com uma arma.
Mas, para o desespero de Tonico ela estará sem munição. O casal e a filha correrão até a beira de um precipício onde serão encurralados pelo vilão. Para defender sua família, Nélio partirá para cima do político e levará a melhor. A essa altura, dona Adelaide chegará na chácara Paraíso e perceberá algo de estranho ao notar as coisas espalhadas.
Ela, então, correrá diretamente para o local onde toda a confusão está acontecendo e assistirá tudo às escondidas. Nélio ficará por cima de Tonico e o corpo do vilão estará prestes a cair no precipício. Mas, o político implorará para não morrer, com a promessa de poupar a vida do casal. Compadecido, o jovem rapaz salvará a vida do bandido.
Mas, acabará sendo traído por Tonico. Ele empurrará o ex-empregado do precipício, deixando Dolores em prantos por acreditar que seu amado morreu. Adelaide, que terá assistido tudo, será a única testemunha do crime bárbaro. Visto que o político fará com que todos desacreditem no testemunho da irmã de Pilar ao considerá-la louca.