Em A Favorita, exibida pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo, o autor fez de tudo para confundir a cabeça dos telespectadores na época em que a trama foi ao ar, em 2008. Dessa forma, ele conseguiu esconder durante longos capítulos sobre a verdadeira vilã e a grande responsável pela morte de Marcelo (Flávio Tolezani).
Na cena do crime, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) estavam presentes. Durante o julgamento, o juiz decidiu pela condenação de Flora. Mas, quando sair da cadeia a mulher fará de tudo para recuperar o tempo perdido e decidirá se aproximar da família de Marcelo e de sua filha, Lara (Mariana Ximenes).
Donatela, por sua vez, não gostará nenhum pouco disso e começará a perseguir Flora para afastá-la de Lara. Nessa fase da novela, a ex-presidiária será vista como a grande coitadinha da história, enquanto a outra mulher como uma pessoa fútil e de atitudes duvidosas, fazendo parecer ser a grande vilã.
Veja também – Saiba como Flora dá a volta por cima, conquista Irene e se aproxima de Lara em A Favorita
Contudo, nem tudo é o que parece. A responsável pela morte de Marcelo, na verdade, foi Flora. Ela invadiu a casa em que ele morava com Donatela e tentou forçá-lo a ficar com ela. O filho de Irene (Glória Menezes) e Gonçalo (Mauro Mendonça) disse que não podia, pois, sempre amou Donatela e a humilhou.
Revoltada, Flora pegou a arma escondida e atirou no empresário. No segundo disparo, Donatela chegou em casa e flagrou toda a cena. Nisso, a vilã atirou pela terceira vez e começou uma briga corporal com a rival. Outra pessoa que presenciou a confusão foi Cilene (Elizângela), ela era manicure e estava esperando a mulher rica.
Flora assume o motivo para ter matado Marcelo
Escondida, ela viu tudo e salvou Donatela da morte ao jogar um vaso na cabeça de Flora. Vale lembrar que em cenas seguintes, a vilã assumirá para Silveirinha (Ary Fontoura) o verdadeiro motivo para ter matado Marcelo. Acontece que ela teve um caso com o empresário antes dele se casar com Donatela.
Do rápido relacionamento, ela afirmou que ficou grávida do empresário. Só que era tudo uma grande mentira. Marcelo viu Flora na cama com Dodi (Murilo Benício) e queria fazer um exame de DNA. Mas, como a vilã queria esconder de quem Lara era filha, para não perder seu direito a herança, ela decidiu matar o homem.