A Globo está preparando a reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo, com estreia marcada para 2 de dezembro. A emissora decidiu fazer alguns ajustes na abertura da novela, removendo uma cena de nudez clássica de Isadora Ribeiro, que causou polêmica na época em que foi exibida.
Para adequar a novela ao horário da tarde e evitar censura, a Globo optou por retirar a nudez, mas manteve o espírito da produção original. A música-tema, cantada por Luiz Caldas, será mantida sem alterações.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, essa mudança na abertura segue a mesma linha de outros ajustes feitos em reprises anteriores, como em Mulheres de Areia (1993), quando cenas consideradas impróprias para o horário também foram cortadas. A emissora confirmou que a novela passará por edições para se adaptar ao novo horário de exibição, mas sem perder a essência da trama.
A escolha de Tieta para essa reprise foi uma estratégia da Globo, com apoio do diretor-executivo Amauri Soares, que acreditava que a novela poderia atrair boa audiência, especialmente após o sucesso de Alma Gêmea. Tieta foi exibida pela última vez em 1995 e teve uma reprise no Canal Viva, em 2017, quando obteve bons índices de audiência.
Inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, com direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho.
A trama se passa na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste do Brasil. Tieta, interpretada por Claudia Ohana e Betty Faria, é uma jovem sensual e rebelde que, depois de ser expulsa de casa pelo pai e humilhada pela família, retorna 25 anos depois, rica e decidida a se vingar de todos que a fizeram sofrer.