A partir desta segunda-feira (12) a TV Globo voltará a exibir a novela Império em horário nobre, ou seja, logo após o Jornal Nacional, devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), no que resultou no atraso das gravações da próxima trama inédita da emissora, Um Lugar ao Sol, que só deverá estrear no segundo semestre deste ano.
Desta forma, o público, então, terá novamente a oportunidade de relembrar a história dos personagens Cláudio e Leonardo, que foram interpretados, respectivamente, por José Mayer e Klebber Toledo. Na época, é válido ressaltar que o primeiro beijo dos dois, o qual estava programado para acontecer, foi censurado pelo canal carioca.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Império
O motivo, no entanto, alegado pela direção juntamente com o autor Aguinaldo Silva foi o de que o telespectador precisaria conhecer, primeiramente, melhor a história deles para, só depois, vir a se concretizar o beijo.
Aliás, as informações divulgadas pelo jornal Extra, na época, alegavam que Aguinaldo “sempre disse que queria mesmo era mostrar a história do casal e falar sobre o direito à privacidade, que não gostava dessa pressão de ter que ter beijo entre eles”.
Veja também: Saiba porquê Drica Moraes deixou a novela Império; veja quem a substituiu!
Inclusive, por esse motivo, o escritor decidiu modificar a cena em que Érika (Letícia Birkheuer) fotografa ambos se beijando na rua, assim como também a parte em que eles são discriminados e xingados por três rapazes. Sendo assim, a troca de carícias entre eles não pôde ser vista pelo público, somente por Érika e os três rapazes.
No mais, a assessoria de comunicação da Globo também chegou a se pronunciar sobre a decisão, afirmando que “a novela aborda o conflito de um personagem que mantém uma vida dupla e não consegue se assumir publicamente. Como a discussão não está na intimidade dos personagens, houve consenso em não ter um beijo na realização das cenas”.