O início da segunda fase de Chocolate com Pimenta será marcado pela triste despedida de Ludovico (Ary Fontoura), o grande amigo de Ana Francisca (Mariana Ximenes), e que vai transformar a vida da mocinha, mesmo depois da sua morte.
Nos próximos capítulos, Ana Francisca vai descobrir que Ludovico é o dono da fábrica de chocolate da cidade. O veterano, então, vendo a protagonista desiludida com Danilo (Murilo Benício) e grávida do mocinho, decide fazer uma proposta inesperada para se casar com ela e assumir o seu filho.
Ana acaba aceitando, e assim, os dois vão viver juntos em Buenos Aires, na Argentina, onde a mocinha tem aulas de etiqueta e se torna uma mulher fina.
O tempo passará e chegará o dia em que Ludovico estará à beira da morte, ao ter fortes dores no coração durante um passeio pela capital argentina. Acamado, o veterano acredita que está prestes a partir e entregará uma caixa misteriosa para Ana, pedindo para que ela não abra tão cedo. A loira, então, quer saber o que tem dentro dela.
“No devido momento você saberá. O importante é que você saiba que eu deixarei tudo para você. Essa casa, a casa em Ventura onde minha irmã mora, a fábrica, meu dinheiro. Já deixei no testamento. O mundo dá muitas voltas, se por infelicidade você ficar sem dinheiro, perder tudo, então abra essa caixa. Caso contrário, entregue para o seu filho. Promete?”, dirá Ludovico, tendo a promessa da mocinha.
O que tem na caixa misteriosa?
Na reta final de Chocolate com Pimenta, Ana acabará sendo vítima de um golpe de Jezebel (Elizabeth Savalla) e perderá toda a fortuna que herdou de Ludovico, incluindo a fábrica de chocolate.
Novamente na pobreza, a protagonista, então, finalmente decide abrir a caixa misteriosa e encontra lá dentro um livro de receitas escrito por Ludovico, dentre elas, uma de chocolate com pimenta.
Aninha, então, decide começar a fabricar bombons de chocolate para vender, seguindo as receitas do livro, e logo, as vendas se tornam um sucesso, fazendo a protagonista se reerguer novamente. Mais tarde, ela chega à conclusão de que as receitas foram criadas usando alguma poção mágica baseada na tradição cigana do amor, e por isso fizeram tanto sucesso.