Deodora (Debora Bloch) vai arrancar definitivamente sua máscara a partir do momento em que Tertúlio (José de Abreu) for baleado, levado ao hospital e ficar entre a vida e a morte em Mar do Sertão. Com a ausência do marido na fazenda, a dondoca é quem passará a assumir os negócios da família. Porém, ela ficará tão deslumbrada que chegará ao ponto de envenenar o veterano só para que ele não recubra tão cedo a sua lucidez na trama de Mario Teixeira.
Embora seja levado em estado crítico ao hospital, o coronel sobreviverá após uma cirurgia de emergência realizada por Candoca (Isadora Cruz) e, com isso, verá a esposa controlar seus remédios quando voltar para casa. Isso, no entanto, deixará Tertulinho (Renato Góes) o tanto quanto preocupado, ao contrário da vilã, que se aproveitará da impossibilidade do amado para cometer sacanagens.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Na ocasião, ela ficará a par de todas as negociações, dará ordem aos funcionários e ainda contratará Pajeú (Caio Blat) para ser seu segurança pessoal. Será, portanto, por causa desse poder conquistado que a mulher não conseguirá abrir mão de forma alguma. Sendo assim, não lhe restará outra alternativa a não ser a de deixá-lo por mais tempo ainda na cama.
Só para se ter uma ideia, a personagem de Debora Bloch envenenará Tertúlio e chegará a fingir para os funcionários e o filho que está preocupada com o estado de saúde do homem. Porém, o que ela não espera é que Ismênia (Ana Miranda) esteja de olho em tudo o que a megera faz. As cenas vão ao ar nesta semana.