Em Da Cor do Pecado, Bárbara (Giovanna Antonelli) é uma mulher ambiciosa e perigosa, que faz tudo para conseguir se dar bem. No folhetim, ela tenta de todas as formas conseguir direitos na herança de Afonso (Lima Duarte) e, para isso, fará o ricaço acreditar que seu filho, Otávio (Felipe Latgé), é seu neto.
No decorrer da novela, será explicado o motivo de Bárbara ter se tornado uma vilã perversa. Vera (Maite Proença) e Eduardo (Ney Latorraca), que eram ricos, acabaram perdendo tudo e viram na filha uma forma de se darem bem. Os dois sempre estimularam Bárbara a procurar um bom partido para salvá-los da miséria.
Em Da Cor do Pecado, Barbara, inclusive, é obrigada a dar uma mesada para os pais ambiciosos. A vilã, contudo, nunca teve oportunidade de conhecer um verdadeiro amor, já que os pais sempre a pressionaram para se casar com Paco, o herdeiro de Afonso.
Por conta disso, Bárbara se tornou uma mulher fria e amarga, capaz de tudo. Nos últimos capítulos ela acaba mostrando seu lado mais humano ao salvar Paco das garras de Tony. Ela mata o comparsa e, em seguida, se joga de um precipício. “Eu te amo”, dirá ela, em suas últimas palavras antes do suicídio.
A novela, que teve 185 capítulos, foi escrita por João Emanuel Carneiro – o mesmo autor de Avenida Brasil – e protagonizada por Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini e antagonizada por Giovanna Antonelli.