Vítimas de um acidente na estrada, Zé Paulino (Renato Góes) e Tertulinho (Sergio Guizé) conseguirão escapar com vida em Mar do Sertão. Durante o trajeto que os dois farão à capital para levar o cavalo do Coronel Tertúlio (José de Abreu), eles acabarão se acidentando e, antes do protagonista ser abandonado pelo vilão, o noivo de Candoca (Isadora Cruz) é quem salvará a vida do rival na trama de Mario Teixeira.
A tragédia, no entanto, se dará por conta de uma forte tempestade que a dupla enfrentará, após ter mudado de caminho devido a um buraco no meio da pista. Sendo assim, o veículo em que ambos se encontrarão será atingido por um deslizamento de terra e, com isso, cairá da ribanceira. Na ocasião, o carro ficará preso na mata.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Será, portanto, nessa hora que o personagem de Sergio Guizé oferecerá sua mão amiga para socorrer o filho do patrão, que sairá pela janela do automóvel. Em contrapartida, não pode-se dizer o mesmo do vaqueiro, já que o amante de Xaviera (Giovana Cordeiro) não escapará a tempo. “Me ajude, homem! Tertulinho! Me ajude, homem!”, vai implorar o mocinho da história.
Contudo, o carro despencará no rio, o que fará com que Tertulinho acredite que Zé Paulino morreu. Mas, dias depois, Adamastor (Everaldo Pontes) dará de cara com o corpo do rapaz ferido, ainda com vida, e, então, passará a cuidar dele, que lutará pela sobrevivência.